Assistência SocialNotícias

Iniciada a fabricação de tijolos ecológicos pela Prefeitura de Pato Branco. O produto será utilizado para a construção de moradias para famílias que se encontram em vulnerabilidade social e que não têm documentação necessária para comprovar renda a fim de solicitar financiamento em instituições bancárias para a compra da sua casa própria.

“Inicialmente o material produzido será disponibilizado para a construção de casas para as 11 famílias que estavam em situação de invasão no Loteamento Zanela e foram retiradas pela Administração Municipal em dezembro de 2022 e que hoje estão vivendo com o aluguel social”, revela o diretor do Departamento de Habitação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Moacir Gregolin.

Para o prefeito Robson Cantu a aquisição dessa Fábrica de Tijolos foi uma das formas de dar mais dignidade aos moradores de baixa renda. “Muitas vezes aquele profissional que trabalha sem carteira assinada não tem como comprovar e não consegue realizar o sonho de ter sua própria casa. Agora, com a ajuda da própria família será possível ter seu lar próprio”, detalha ele frisando que a prefeitura irá dar os tijolos para a construção das residências e a família beneficiada irá ficar responsável pela construção.

A fábrica está instalada na Garagem Municipal, tem capacidade diária de fabricação de 1,5 mil tijolos e essa produção está sendo coordenada pelos servidores municipais com apoio das famílias que serão beneficiadas com o produto. “Estamos integrando as famílias durante todo o processo que vai da fabricação a construção das residências”, detalha Gregolin.