Meio AmbienteNotícias

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente prepara os cemitérios para o Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro. Além do Cemitério Municipal Portal do Céu, os Cemitérios dos bairros Sambugaro e Bortot, também estão recebendo reparos e melhorias.

Foram realizados serviços de limpeza, pinturas e plantação de flores. “O Dia de Finados é um dia de homenagens aos entes queridos e nós temos trabalhado para deixar todo o local arrumado para esta data, para que todos se sintam acolhidos”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Vitor Debastiani Valer.

As intensas chuvas das últimas semanas provocaram a queda do muro do Cemitério do bairro Sambugaro. A equipe da Secretaria de Engenharia e Obras já está trabalhando na reconstrução.

Cuidados com a dengue

Conforme a tradição, muitas famílias levam para os cemitérios vasos e floreiras. A equipe do Setor de Controle às Endemias, alerta que os objetos podem servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Embalagens plásticas, suportes para as velas colocadas nos túmulos, copos plásticos e os próprios jazigos também podem servir de criadouro para as larvas do mosquito. Por isso, quem visita os cemitérios deve tomar alguns cuidados.

As chuvas constantes e o aumento das temperaturas transformam qualquer recipiente que acumula água em um local propício para a proliferação do mosquito da dengue.

“Pedimos que a população fique em alerta e não deixe água e possíveis criadouros, objetos e utensílios que podem acumular água”, destaca o chefe do Setor, Juliano Santos.

No caso de vasos, a recomendação é preenchê-los com areia ou substituí-los por modelos que não acumulem água. Uma opção é preferir flores artificiais ou as plantadas diretamente na terra e evitar plantas que podem reter água entre as folhas, como bromélia.

Outro cuidado é retirar embalagens plásticas dos vasos, não usar cachepôs (porta vasos), nem deixar objetos que possam estocar água sobre os túmulos, além de reparar periodicamente os jazigos para evitar saliências ou buracos.