Meio AmbienteNotícias

Buscando melhorar a saúde da população de Pato Branco, ampliar a qualidade da educação, do meio ambiente e a economia, a Prefeitura implantou o Programa + Saneamento. Voltado para famílias de baixa-renda, beneficiárias do Programa Bolsa Família e domiciliadas em Pato Branco, o projeto visa doar materiais e mão de obra para a ligação da rede de esgoto da residência com a rede principal de esgoto pública.

“O Programa ampliará o acesso à qualidade de vida das famílias de Pato Branco. Dar condições e infraestrutura básica e essencial para uma melhor saúde, uma melhor educação, um meio ambiente mais cuidado e bem-estar da comunidade”, salienta o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

O Programa foi apresentado e lançado, na noite desta terça-feira (26), no bairro São João. Inicialmente, serão atendidas 476 famílias dos bairros São João, Alto da Glória e Vila São Pedro, que residem em locais onde há saneamento, mas que ainda não possuem conexão da infraestrutura da residência com a pública.

Na sequência, serão atendidas as demais famílias dessas localidades. “Inicialmente, atenderemos famílias dos bairros São João, Alto da Glória e da Vila São Pedro. Será investido mais de R$ 1,1 milhão, para as obras. Como sabemos que nesses locais existem famílias de baixa renda, mas que não são beneficiárias do Bolsa Família, pretendemos na sequência, conforme a Lei, atender as demais”, frisa o prefeito.

Ao todo, serão investidos R$ 1.120.315,84, por meio do Conselho Municipal de Meio Ambiente, oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

O Programa + Saneamento foi instituído por meio da Lei número 6.118, de 15 de agosto de 2023, visa à doação, pelo município, de materiais e mão de obra necessários para a ligação à rede principal de esgoto, de residências pertencentes a famílias de baixa-renda beneficiárias do Programa Bolsa Família, domiciliadas nem Pato Branco.

Ainda, conforme a Lei, o município poderá firmar parcerias com entidades públicas e privadas para a realização do Programa.

“O + Saneamento, é um programa que vem para fortalecer as políticas públicas de Pato Branco. Inicia com essas famílias e no decorrer dos anos iremos atender as demais, que se encaixam nos critérios da Lei. Atender as reais necessidades da população é dar dignidade, dar respeito e proporcionar qualidade de vida”, finaliza o prefeito.