InclusãoNotícias

A Prefeitura de Pato Branco apresentou, na manhã desta quinta-feira (21), o Formulário Censo Inclusão, recenseamento que identificará pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no município. A ação foi realizada juntamente com a Câmara Municipal de Vereadores e é instituída pela Lei nº 5.772, de 15 de junho de 2021, de autoria do vereador Rafael Celestrin.

“Devemos atender às necessidades de todos os pato-branquenses e o Censo Inclusão vem para ampliar e melhorar os nossos serviços, pois saberemos onde estão as demandas, quem está precisando e como deveremos investir”, destaca do prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

O Censo Inclusão tem como objetivo identificar, mapear e cadastrar o perfil socioeconômico e as condições de habitação e de mobilidade urbana, das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Será realizado somente de forma on-line, por meio de formulário.

De acordo com o autor da Lei, dados do Censo de 2010 mostram que 27 mil pessoas em Pato Branco possuíam algum tipo de deficiência, sendo que no decorrer dos anos, não houveram mais atualizações sobre este público. “Após os dados coletados, tanto Legislativo quanto Executivo poderão elaborar projetos, ações e programas com mais assertividade, pensando em Políticas Públicas que, realmente, melhorem a acessibilidade e promovam a inclusão social dessa parte da nossa população”, pontuou o vereador.

O ato também marcou a passagem do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que visa marcar a construção de mobilizações para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência, conscientização da luta anti-capacitista e celebração destes movimentos.

Formulário Censo Inclusão

Elaborado pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Formulário Censo Inclusão poderá ser acessado nas páginas da Prefeitura (www.patobranco.pr.gov.br) e da Câmara Municipal (www.patobranco.pr.leg.br).

Pode ser acessado por computador ou smartphone.

O formulário contempla questões sobre formação, ocupação, onde reside, entre outros dados, além de questões específicas sobre a deficiência. Ainda disponibiliza a possibilidade de ser respondido com o auxílio de um familiar e/ou amigo.