Esporte e lazerNotícias

Os ciclistas pato-branquenses logo terão um novo espaço para pedalar com segurança no interior do município. A Prefeitura de Pato Branco está construindo as duas primeiras ciclovias do interior, uma na Estrada Municipal Azelino Dala Costa, na Comunidade São João Batista, e outra na Estrada Municipal Pioneiro Ricieri Picolo, na Comunidade Nossa Senhora do Carmo.

As obras já iniciaram e a expectativa é de que em 150 dias seja concluída. “Sabemos que a prática do ciclismo está crescendo cada vez mais em nosso município e esses novos espaços vem para fortalecer ainda mais a prática, proporcionando, acima de tudo, segurança e conforto”, frisa o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

A estimativa é de que no município tenham mais de 7 mil ciclistas. Para o presidente da Associação de Ciclistas de Pato Branco, Quebra Freio Bike Club, Paulo Ricardo Fergutz, a construção é um grande passo. “A gente está muito feliz com a ciclovia que está sendo implementada em Pato Branco. É a primeira ciclovia mesmo, realmente, nos padrões, com sinalização, com uma separação de tachão, com um piso adequado para o ciclismo”, destaca. “E um grande passo”, enaltece.

Paulo ainda destaca que o espaço auxiliará na fomentação do turismo, através da ciclomobilidade, pela segurança que o espaço dará. “O cicloturismo ele vai ser bem difundido por ter essas vias em condições. A gente entende que tendo condições o pessoal se anima, por questão de segurança, que é um fator essencial. Essas estradas do interior elas não têm acostamento, elas são bem estreitas, então quando você encontra um veículo, ou um veículo passa por você, ele passa muito próximo, o que é um risco para os ciclistas”, destaca.

Estão sendo investidos R$ 5.320.231,68, oriundos de convênio com o Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas e o Serviço Social Autônomo Paranacidade.

A obra também é um atendimento a solicitação dos vereadores Eduardo Dala Costa, Romulo Faggion, Claudemir Zanco, Januário Koslinski, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera e Thania Maria Caminski Gehlen.