Assistência SocialNotícias

A Prefeitura de Pato Branco está auxiliando as famílias que estavam residindo em uma área irregular do município. Quatro famílias foram acolhidas pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social na Casa de Passagem Pato Branco e cinco foram auxiliadas na mudança e guarda dos pertences.

Conforme a secretária de Assistência Social, Luana Varaschim Perin, as famílias que estão saindo de forma amigável podem ser auxiliadas com o alocamento, “são direcionadas para casa de familiares ou para a casa de passagem” e também auxiliadas para retornar ao local de origem, “as que vieram de outra cidade e desejam voltar”.

“Desde antes de notificarmos essas famílias, já estávamos em diálogo orientando sobre a saída do local e como a Prefeitura pode auxiliar de formar mais adequada. Especialmente explicando que com a saída amigável, elas serão completamente acolhidas pelo município”, explica

18 famílias estavam residindo de forma irregular (invadida) em uma área de preservação permanente do município, próximo ao bairro Gralha Azul. No dia 10 de novembro elas foram notificadas judicialmente, pelo município de Pato Branco, atendendo recomendação do Ministério Público. Foi solicitando a saída do local em 8 dias. As que resistirem a permanecer no local, o município adotará medidas judiciais para a reintegração da posse.

As notificações foram realizadas pelas Secretarias de Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Engenharia e Obras. A Secretaria de Assistência Social está auxiliando com o acolhimento.

Meio Ambiente

Assim que o local for desocupado, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente irá recuperar a área danificada. Ainda, já está orientando sobre a responsabilidades pelos animais, com um cadastro para castração.