O NTI apresentou oficialmente a nova diretoria e o estudo estratégico realizado pelo Sebrae para o setor
Na noite de terça-feira (11), o prefeito Géri Dutra participou de um evento promovido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) de Pato Branco, para a apresentação oficial da nova diretoria e de um estudo estratégico realizado pelo Sebrae, sobre a necessidade de reposicionamento e o papel das entidades do setor de tecnologia.
Géri destacou que foi um privilégio ter feito parte desse setor, no passado, e de agora poder ver que essa organização está cada vez mais forte, mais consistente, pensando sobre o futuro da tecnologia de Pato Branco. “Uma das forças motrizes que nós temos e que tenho certeza que, cada vez mais, vai estar ajudando no desenvolvimento do município”, ressaltou.
O presidente do NTI, Alessandro Moraes, apresentou o planejamento das ações para 2025, e toda a organização que se prevê para o futuro do ecossistema de inovação, segundo ele, uma ação extremamente importante para o núcleo da tecnologia.
“Promovemos um jantar de confraternização entre as entidades parceiras do NTI, que estão recebendo a nova diretoria. Apresentamos um trabalho que fizemos com o Sebrae sobre reposicionamento estratégico da tecnologia para Pato Branco e a região Sudoeste do Paraná. Um evento muito importante para mostrar um pouco a forma de como o NTI irá se posicionar a partir de agora. Somos uma entidade com mais de 20 anos de história, sempre apoiando o desenvolvimento das empresas de tecnologia de Pato Branco e da região, e agora cada vez mais nos aproximando da comunidade de tecnologia”, ressaltou Alessandro.
A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rosiclei Caldato Dalagnol, falou que o NTI é uma grande vertente que representa o setor com maestria, e “cabe a nós apoiá-los com grande profusão sobre todas essas questões”.
César Giovani Colini, gerente Regional Sul do Sebrae, disse que o relatório técnico entregue ao NTI é um estudo que teve início na Inventum, no ano passado. “Foi quando nós começamos a olhar para o setor de tecnologia de forma mais estratégica frente a toda a inovação que vem surgindo, a abordagem de novas tecnologias, e também a questão da Inteligência Artificial (IA)”, revelou.
César lembrou que Pato Branco tem uma participação do setor de Tecnologia no PIB (produto interno bruto) maior do que muitas cidades grandes do Paraná. “Por isso precisamos ter um olhar estratégico e reposicionar, pois o setor vai crescer ainda mais. É um ecossistema importante que precisa estar integrado. Acima disso, temos um capital intelectual, capital humano, que precisa ser qualificado e valorizado, para crescermos juntos e fazermos a região toda se desenvolver”, destacou.