Tecnologia

Nesta quarta-feira(20) Pato Branco recebeu a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo César Rezende de Carvalho Alvim e do deputado “Vermelho”. O município teve a oportunidade de apresentar seu potencial tecnológico, bem como estreitar laços entre ministério, prefeitura e empresas locais.

O início da manhã foi marcado pela visita à Prefeitura de Pato Branco e conversa com os secretários municipais no gabinete do prefeito Robson Cantu, que aproveitou para presentear o ministro com itens típicos de produção regional.

“É um momento ímpar para Pato Branco e região”, enaltece o prefeito. “Pudemos mostrar toda nossa capacidade como capital tecnológica e inovadora do Paraná, direcionando o olhar do Governo Federal para a cidade ao expor um pouco dessa trajetória até aqui, que tem muito mais a ser desenvolvido”, complementa.

Foram realizadas visitas à empresa do setor de softwares Limber e posteriormente à empresa Inobran que atua no ramo de automação rural. Encerrando a manhã, o ministro, acompanhado do deputado Vermelho e de sua comitiva conheceu também a empresa Hi-Mix, onde foi apresentado um novo projeto local focado em robótica para o agronegócio.

Ainda, em visita ao campus da UTFPR, Alvim conheceu a incubadora, as startups estabelecidas na universidade e o trabalho desenvolvido em cada área de atuação.

O almoço, organizado na Sociedade Rural, aconteceu de forma reservada para prefeitos da região, deputados e demais autoridades, além de empresários convidados.

No período da tarde, o ministro conheceu o Parque Tecnológico, cujo trabalho é voltado à pesquisa, extensão e incubação de empresas de base tecnológica, fortalecendo a inovação e o empreendedorismo. “Mais que os novos talentos, o que me surpreendeu foram as entregas desses novos talentos. Os produtos que são gerados aqui têm espaço no mercado internacional e mostram criatividade, produtividade e capacidade inovativa”, pontua o ministro, ao se inteirar sobre os projetos desenvolvidos nas empresas incubadas.

Para concluir a agenda no município foi realizada uma visita ao Sebrae e a entrega de uma carta contendo as principais demandas para o ecossistema tecnológico. A busca por linhas de financiamento reembolsáveis e não reembolsáveis para implementação de projetos como o Polo de inovação em Biotecnologia, o Hub de Empreendedorismo e Inovação, Bloco J3 e a finalização do projeto inicial do Parque são algumas das ações solicitadas ao Ministério para aprimoramento e evolução do setor.