Meio Ambiente

Nessa quarta-feira (21) foi realizado o plantio de mudas de árvores que fazem parte do Plano Municipal de Arborização Urbana e substituirão as que foram retiradas nas redondezas do Ginásio Dolivar Lavarda.

Em alusão ao Dia da Árvore, celebrado nesta data, a ação contou com a presença de atletas, técnicos e representantes de diversos esportes praticados em Pato Branco. Ainda, estiveram presentes secretários municipais, profissionais da imprensa e o prefeito Robson Cantu.

Com o objetivo de proporcionar a revitalização do espaço esportivo e possibilitar acessibilidade a todos, as calçadas foram renovadas e as novas árvores plantadas poderão crescer de forma mais adequada, evitando a destruição do calçamento.

“A previsão é que as mudas evoluam cerca de um metro e meio por ano. Optamos por exemplares mais desenvolvidos para que logo a população possa usufruir da sombra e da beleza das flores”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Vitor Debastiani.

Estiveram representados esportes como futsal feminino e masculino, voleibol, tênis, bocha, taekwondo, karatê, triatlo, kickboxing, mountain bike e corrida. Durante o ato simbólico, os praticantes de cada modalidade plantaram um exemplar da espécie Jacarandá Mimoso (Jacaranda mimosaefolia) e se comprometeram a acompanhar o desenvolvimento da planta e fiscalizar possíveis atos de vandalismo.

“Estamos literalmente plantando sementes que darão frutos no futuro. O resultado desse cuidado com o esporte será notado em 10 anos”, salientou o Secretário de Esporte e Lazer, Alexandre Zoche.

Atletas do alto rendimento e das categorias de base participaram do plantio e registraram a árvore que representará cada esporte. Em breve serão fixadas placas indicativas em cada árvore para marcar a homenagem.

“Nosso objetivo é valorizar e dar estrutura, afinal o esporte representa nossa cidade. Plantar uma árvore é pensar no futuro”, frisou o prefeito Robson Cantu.