NotíciasPlano Diretor

O processo de revisão do Plano Diretor de Pato Branco já está na segunda etapa. Nesta terça-feira (12) a Urbtec, empresa de consultoria responsável pelo processo, organizou as reuniões participativas, com a finalidade de desenvolver uma Análise Temática Integrada de todas as informações relevantes do município.

“Este foi um momento para estruturação de um diagnóstico completo, tanto de pontos positivos quanto pontos negativos, envolvendo assuntos relacionados a todas as secretarias municipais”, destaca Isabel Consoli, diretora de Desenvolvimento Urbano e coordenadora da equipe técnica municipal.

O encontro foi dividido em dois momentos. Iniciou com a capacitação da Equipe Técnica do Município e dos membros do Conselho do Plano Diretor (Coplan), “para que todos pudessem entender a importância desta etapa e para que cada um pudesse passar as informações relevantes à empresa de consultoria, relacionando a sua área de atuação”, explica Isabel.

Já no segundo momento, foram divididos grupos para discussões dos eixos temáticos: desenvolvimento urbano e economia, meio ambiente, equipamentos urbanos e infraestrutura urbana. Após o debate, as principais informações foram apontadas em mapas e tabelas, incluindo pontos positivos e negativos de cada eixo.

“A revisão do plano diretor está sendo construída a muitas mãos, contando com a colaboração de várias áreas do conhecimento. Assim desenvolvemos um diagnóstico que abranja o máximo de deficiências e potencialidades de Pato Branco, para que possamos propor medidas de melhorias e garantir o desenvolvimento urbano a longo prazo”, complementa Isabel.