Plano Diretor

O novo Plano Diretor de Pato Branco vem sendo estruturado com o objetivo de organizar as próximas ações do poder público e propor melhorias para o município.

São 4 fases, que já estão em andamento, sendo a primeira delas a mobilização, cujas atividades já foram concluídas. Desde o mês de Julho a Equipe Técnica composta por servidores municipais vem atuando junto à empresa de consultoria contratada, a URBTEC, para auxiliar na revisão do plano.

Atualmente, o Município encontra-se na segunda etapa de desenvolvimento. O objetivo desta segunda etapa foi desenvolver um diagnóstico profundo sobre a realidade da cidade, sendo dividido em 5 diferentes eixos de análise. A partir dessa segmentação são estabelecidos os eixos Socieconômico, Socioespacial, Institucional, de Meio Ambiente e de Infraestrutura e Serviços públicos.

As informações foram coletadas por meio de estudos, visitas técnicas, análise de dados, análise de mapas e reuniões com representantes de todas as secretarias municipais, visando levantar as principais problemáticas e principais potencialidades existentes no município em cada um dos 5 eixos.

Segundo o Secretário de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero, a participação da população é muito importante nesse processo. Todos os estudos já desenvolvidos estão a disposição na aba “Documentos e Relatórios” no portal do Plano Diretor. Para acessar, basta buscar pelo site oficial da Prefeitura, onde já está disponível o banner que direciona à seção específica para acompanhamento da evolução do plano.

No dia 25 de Outubro acontecerá a audiência pública, onde serão apresentadas publicamente as informações coletadas e analisadas na fase 2, com o propósito de divulgar os resultados. Esse momento será relevante também para ouvir as sugestões e opiniões dos moradores a fim de complementar os dados já organizados.

Ainda, as próximas fases envolvem a definição de Objetivos, Diretrizes e Propostas e por fim, o Plano de Ação e Investimentos e a Institucionalização do Plano Diretor. Durante o processo, serão definidas as ações municipais, que deverão ser consolidados nos próximos 10 anos em Pato Branco, para garantir o desenvolvimento da cidade.

“É essencial que a população se envolva para colaborar nas decisões e assim possamos garantir resoluções para as demandas de curto, médio e longo prazo”, explica o Secretário de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero.

A audiência acontecerá na próxima terça-feira(25), às 19h no Auditório do Largo da Liberdade.