Desenvolvimento

A ação foi coordenada pelo Comtur e contou com o apoio da Prefeitura de Pato Branco, Amsop, Cacispar e Agência de Desenvolvimento Regional

Em reunião extraordinária, na manhã desta terça-feira, o Conselho Municipal do Turismo (Comtur), juntamente com a Prefeitura de Pato Branco, Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) e a Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste, realizaram evento para apresentar os dados da Sondagem Regional referente os desafios no deslocamento para grandes centros, realizado, entre os meses de julho e setembro de 2023, por essas entidades.

Durante esses dois meses, mais de 2,7 mil pessoas responderam o questionário on-line, dessas 2,4 mil são residentes na região Sudoeste do Paraná, 109 do Oeste Catarinense e 102 respostas vieram de outras regiões. “Os dados comprovaram que a população regional tem o anseio de ter uma conexão, partindo do Aeroporto Regional de Pato Branco, para um grande centro, como São Paulo, mais precisamente o Aeroporto Internacional de Guarulhos”, revela o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Colla.

O presidente do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), Anery Baggio Junior, destaca que essa pesquisa não estava focada apenas em deslocamento aéreo. “A intenção do Comtur e dos apoiadores nessa pesquisa é de conhecer melhor a região, suas peculiaridades e principalmente a preferência e os motivos que levam a população a fazer determinadas escolhas”. “Precisamos fortalecer e potencializar a nossa vocação turística como um todo, criando rotas que envolvam todo o Sudoeste”, salienta.

O prefeito Robson Cantu, além de destacar a importância de ampliar a conexão da região com outros centros comerciais, parabenizou a iniciativa de fazer o levantamento estatístico, pois, segundo ele, a partir do momento que conhecemos melhor as expectativas da população, pode-se planejar políticas públicas que fortaleçam e promovam esse desenvolvimento. “Muito importante todas essas entidades estarem envolvidas nesta coleta de dados, agora eles precisam ser trabalhados e todas as evidências serem colocadas em prática para que atinjamos o nosso objetivo, que é tornar o sudoeste ainda mais forte”, destaca o chefe do executivo local.

Saúde
O motivo dos deslocamentos na região Sudoeste também foi avaliado e a pesquisa apontou que os eixos Saúde, Negócios e Trabalho são os principais fatores desse movimento. “29,4% dos duovizinhenses buscam atendimento de Saúde em outros municípios, 36% dos beltronenses e 37% dos pato-branquenses dizem que negócios e trabalho os fazem migrar para outros locais”, detalha Baggio Junior, complementado que as respostas do Oeste Catarinense revelaram que o eixo negócios e trabalho também é o principal motivo de irem para outras cidades.

Viagem
Todos os participantes da pesquisa concorreram a uma viagem área de ida e volta para o Rio de Janeiro/RJ, que foi oferecida pela Azul Linhas Aéreas. Ao final da apresentação do resultado, tendo mais de 30 pessoas como testemunhas, o sorteio foi realizado utilizando uma plataforma digital e os organizadores estão entrando em contato com o ganhador que terá seu nome revelado na sequência. “Como a pesquisa só coletou número de CPF e e-mail não temos o nome neste momento. Mas já entramos em contato através do endereço eletrônico e estamos aguardando uma resposta”, informa o secretário Marcos Colla.