Nesta tarde desta segunda-feira (17), foi realizada no Escritório Regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) de Pato Branco, a entrega da autorização de adesão da empresa Pescados União ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).
O evento contou com a presença da representante da Pescados União, Vera Lucia Theodoro Marini; da médica veterinária da empresa, Cássia Oening Miranda; do secretário de Agricultura de Pato Branco, Edson Roberto Silveira; da coordenadora do Serviço de Inspeção da Secretaria Municipal de Agricultura, Amanda Chagas da Silva; o chefe do Escritório Regional da Adapar de Pato Branco, Pedro Castro Tondo; do fiscal de Defesa Agropecuária da Adapar, Leonardo Resende Vieira e da chefe do Núcleo Regional da Secretaria Estadual Agricultura e do Abastecimento (Seab), Leunira Tesser.
De acordo com o secretário de Agricultura, a adesão ao Susaf permite que a Pescados União amplie seus negócios, podendo comercializar seus produtos em todo o território paranaense. “Anteriormente, a empresa estava restrita a Pato Branco, agora pode comercializar para qualquer município do Paraná. E a partir de agora, o município fica responsável pela fiscalização da empresa, para garantir que todos os padrões sejam seguidos”, explicou Silveira.
Segundo a representante da empresa, a conquista é fruto de um longo processo. “Foi um processo bem demorado, praticamente dois anos para o município conseguir a liberação do Susaf. Nós já estávamos buscando e insistindo bastante para conseguir. Isso é muito importante para nós, tanto pela expansão do nosso negócio quanto para divulgar o nosso produto”, afirmou Vera.
O chefe do Escritório Regional da Adapar de Pato Branco, Pedro Castro Tondo, ressaltou a relevância da adesão da Pescados União. “A adesão ao Susaf foi intermediada pela Adapar, com a indicação da empresa feita pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Essa é a primeira empresa registrada com equivalência ao Susaf, podendo comercializar para todo o Estado.”
O sistema
O Susaf foi criado por lei em 2013 e regulamentado em 2020. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é que elas estejam registradas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O selo pode ser concedido aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem como atribuição o serviço de inspeção e que ele seja estruturado, garantindo que o produto é de qualidade.