Desenvolvimento EconômicoGestão

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) promoveu nesta sexta-feira (11), em Pato Branco, a edição Sudoeste dos Fóruns Regionais da Indústria, que é uma iniciativa para fortalecer o setor industrial em todas as regiões paranaenses. O propósito principal é unir a comunidade industrial e parceiros estratégicos em torno de uma proposta de política industrial abrangente, que beneficie não apenas o estado, mas também suas regiões e municípios.

 

Cerca de 200 lideranças empresariais, autoridades e representantes do poder público e de instituições ligadas ao setor produtivo da região Sudoeste participaram do encontro, realizado na unidade do Sesi, em Pato Branco. 

 

Entre as autoridades presentes, o senador Sérgio Moro, a deputada federal Rosângela Moro, o deputado estadual Luiz Fernando Guerra, o presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), Clovis Cuccolotto, que é prefeito de São João, entre demais prefeitos e lideranças da região.

 

O presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, ressaltou a importância de uma governança regional, composta por entidades de diferentes setores do setor produtivo e da sociedade, para estabelecer metas e planejar o desenvolvimento da região. 

 

Representando a gestão municipal, estiveram presentes o prefeito Géri Dutra, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ezaul Zillmer, e a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rosiclei Caldato Dalagnol.

 

O prefeito destacou a importância dos fóruns de debate para o desenvolvimento do município e da região, e lembrou que ainda na década de 1990, quando teve início a primeira incubadora tecnológica, em Pato Branco, quem deu o suporte para que os empreendedores pudessem iniciar os trabalhos, na época, foi o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Sistema Fiep. 

 

Géri também citou o empresário Cláudio Petrycoski, in memoriam, pelo legado voltado ao empreendedorismo e desenvolvimento de Pato Branco e região, como empresário, líder, incentivador, parceiro e amigo. “Queremos que as indústrias tenham condição de produzir, de fato, com toda a sua capacidade”, enfatizou o prefeito, frisando que os fóruns são importantes para indicar caminhos para que a indústria possa crescer em Pato Branco e no Sudoeste.

 

No evento, a Fiep fez uma recapitulação das demandas levantadas nos Fóruns do ano passado, que tiveram a participação de mais de 1,8 mil lideranças nos oito eventos realizados. Também apresentou os resultados das 24 oficinas temáticas promovidas em todas as regionais para aprofundar os debates sobre as três áreas consideradas prioritárias: infraestrutura; empregabilidade e produtividade; e energia. Além disso, detalhou alguns dos projetos e ações que já foram implantados para buscar soluções para os desafios apontados pelas lideranças.

 

 

 

.    .    .    .    .    .    .    .    .