NotíciasSaúde

Com o propósito de atender as reais necessidades dos pato-branquenses, a Prefeitura de Pato Branco busca, desde o início de 2021, desenvolver políticas públicas que solucionem os problemas do cidadão, com agilidade e qualidade. Exemplo desse trabalho, foi a redução de 92,65% da fila de espera por cirurgias eletivas.

 

Dos 1.960 pacientes que aguardavam pelo procedimento, no início de 2021, neste momento, fevereiro de 2023, apenas 144 aguardam por atendimento, nas especialidades de cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, urologia, otorrinolaringologista.

 

Essa informação será apresentada na Prestação de Contas da Saúde, na Câmara de Vereadores, na tarde desta terça-feira (14).

 

“Essa redução é o resultado de uma gestão que cuida das pessoas, que busca atender as necessidades das pessoas e atendê-las. Formalizamos novos contratos com os hospitais, estimulando a adesão dos profissionais especialistas, além de fazermos uma varredura buscando os pacientes que são de Pato Branco e que ainda aguardavam pelo procedimento. Com um trabalho amplo da equipe rede pública de saúde de Pato Branco, conseguimos agilizar os atendimentos”, conta a secretária de Saúde, Liliam Brandalise.

 

O custeio das cirurgias é realizado com recursos livres do município, além de incentivos do Governo Estadual e Federal. São procedimentos que não são considerados de urgência, onde o médico agenda o dia e o horário para realização conforme mapa cirúrgico do hospital e a ocasião mais propícia. A maioria, são simples, com o procedimento e a alta do hospital ocorrendo, geralmente, no mesmo dia.

 

“É importante ressaltar que a fila por cirurgia eletiva sempre está em movimento. Neste momento 144 pacientes estão aguardando, mas conforme os atendimentos são realizados, mais pacientes entram para a fila. Nunca fica estável e sem pacientes aguardando”, explica a secretária.

 

Dar agilidade aos serviços públicos de saúde é uma das metas da Prefeitura. Ao longo desses dois anos foram implantadas diretrizes para que a população pato-branquense tenha um atendimento de ágil e de qualidade.

 

Reflexo desse trabalho, é mostrado pelo Urban Systems, onde atualmente o Pato Branco emplaca o 1º lugar em acesso à saúde no Paraná, entre municípios com 50 a 100 mil habitantes. No âmbito geral, o ranking mostra o município em 6º lugar. Já pelo Ranking de Competitividade dos Municípios, Pato Branco está 39º na colocação geral no Brasil, 24 posições acima em relação a 2021.

 

Ainda, pelos atendimentos realizados na Atenção Primária à Saúde entre setembro a dezembro de 2022, o município conquistou o 1º lugar geral no Estado, entre municípios com 50 a 100 mil habitantes, no ranking do “Previne Brasil”.

 

“Desde 2021 estamos trabalhando para que o pato-branquense seja bem atendido, tenha o seu problema resolvido, com qualidade e agilidade. A fila de cirurgias eletivas nunca acaba, mas ver uma redução significativa do número de pessoas que aguardavam pelo atendimento, mostra o comprometimento de toda a gestão com a população, com a saúde pública. O comprometimento em valorizar e cuidar das pessoas”, ressalta o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário