NotíciasSaúde

 

Vacinas serão para continuidade na imunização dos trabalhadores da saúde e iniciar a imunização em idosos acima de 90 anos

Pato Branco recebeu mais 680 doses da vacina contra a Covid-19.  Destas, 320 serão para a continuação da imunização dos trabalhadores da saúde e 360 para idosos acima de 90 anos.

Conforme a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein, a imunização aos idosos iniciará pelos acamados. “Após vacinar este grupo de idosos acamados, a equipe de saúde estenderá a vacinação aos demais idosos acima de 90 anos. A intenção é realizar ações como drive-thru”.

Ela orienta que, para a vacinação dos idosos acima de 90 anos as equipes de saúde devem repassar a relação de idosos acamados, que serão vacinados com prioridade, “casa a casa”. Para a população de idosos que reside em área descoberta de Estratégia de Saúde da Família (Centro, Brasília, Pinheiros, Vila Isabel, Jardim Primavera, Bancários, Jardim das Américas, Sambugaro), que não recebem visita domiciliar de agentes de saúde, devem entrar em contato pelo telefone 46 9 8421 4088 para o agendamento da vacinação.

Ela reforça que no município há o total de 1.137 idosos acima de 90 anos cadastrados, contradizendo a estimativa total de 339 idosos anunciada pelo Ministério da Saúde. “Logo, nossas ações de vacinação seguirão conforme a disponibilidade de doses”.

Trabalhadores da saúde

A vacinação de trabalhadores de saúde será no Largo da Liberdade, nesta terça-feira (09) das 8h30 até 11h e das 13h30 até 18h. “Neste dia serão contemplados todos os demais trabalhadores de saúde (clínicas de odontologia, clínicas médicas, saúde do trabalhador, cuidadores de idosos, farmácias, etc)”, reforça a coordenadora. A vacinação será organizada por ordem de chegada, “conforme a disponibilidade de doses”.

Os cuidadores de idosos deverão apresentar a declaração de vacinação, disponível no link https://patobranco.pr.gov.br/wp-content/uploads/2021/02/Declaracao-Vacinacao-Cuidador-Idoso.pdf .

Já para a vacinação dos trabalhadores, os serviços de saúde devem encaminhar os dados, em planilha de excel, para o e-mail coordvacina@patobranco.pr.gov.br,  com nome completo do trabalhador, CPF e função que exerce. “Estas informações são imprescindíveis para organização das listas de trabalhadores a serem vacinados, visto a instabilidade do site do Ministério da Saúde”, salienta Emanoeli.

Para o dia da vacinação será exigido o comprovante de vínculo empregatício (holerite), carteira de vacina (se tiver). Os dados dos trabalhadores serão conferidos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), (solicita-se que os serviços atualizem os cadastros em data anterior a vacinação).

Trabalhador de saúde é toda a pessoa que está vinculada a um serviço de saúde. Lembra também que é obrigatório a apresentação de documentos exigidos e que não será realizada a vacinação em quem não comprovar o vínculo de trabalho com o serviço de saúde.  Trabalhadores autônomos devem comprovar a vinculação a um serviço de saúde ou prestação de serviço a saúde.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário