NotíciasSaúde

Buscando garantir a proteção individual e coletiva contra doenças infecciosas na população pato-branquense, a Prefeitura de Pato Branco realiza no dia 19 de agosto o Dia de Vacinação para atualização do esquema vacinal. A ação será em nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Sala de Vacina Central.

 

Na ocasião, serão aplicadas todas as vacinas recomendadas para todas as faixas etárias, conforme o Plano Nacional de Imunização, mediante análise da caderneta.

 

Conforme dados do Setor de Imunização, em Pato Branco, até o dia 24 de julho, 2.532 adolescentes estão em atraso para a vacina contra o HPV (vacina que protege contra câncer de colo útero), destinadas para a faixa etária de 9 a 14 anos, e de meningo ACWY (que protege contra meningite), destinada para a faixa etária entre 11 a 14 anos.

 

Do calendário das crianças com até 12 meses, 199 vacinas pentavalente estão atrasadas (que protege contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus Influenzae tipo B e hepatite B); 240 meningo C (que protege contra meningite); 197 Pólio inativada (que protege contra poliomielite/paralisia infantil); 220 febre amarela; 470 tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola), entre outros atrasos.

 

“O atraso deixa crianças e adolescentes suscetíveis às doenças e isso causa um impacto negativo para saúde pública. As vacinas são uma das maiores conquistas da medicina moderna, sendo responsáveis por prevenir doenças graves, reduzir a disseminação de patógenos e salvar milhões de vidas em todo o mundo.” pontua a responsável pelo Setor de Imunização, da Secretaria Municipal da Saúde de Pato Branco, Emanoeli Stein.

 

Dia D – Programação
Data: 19 de agosto – sábado
Público: Todas as idades

 

Local:
Sala de Vacinas Central –
Horário: 8h às 12h

 

Local:
UBS Novo Horizonte
UBS São Cristóvão
Horário: 8h às 16h

 

Local:
UBS Alvorada
UBS Morumbi
UBS Planalto
UBS Fraron
UBS Bortot
UBS São João
UBS Pinheirinho
Horário: 8h às 13h

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário