NotíciasSaúde

Buscando melhorar a qualidade de vida e o atendimento oferecido aos idosos de Pato Branco, a Secretaria Municipal da Saúde está organizado capacitações técnicas para os profissionais da saúde do município e da região. A iniciativa, também, busca a implementação de linhas de cuidado à saúde da pessoa idosa, melhorando o processo de acolhimento e atendimento ao usuário.

“Geralmente o idoso tem saúde mais frágil, além de estar mais propenso a sofrer de algumas doenças. Com isso, estamos buscando o aprimoramento das nossas equipes para o atendimento a esse público. O objetivo é alinhar as propostas voltadas à saúde da pessoa idosa e qualificar o olhar dos profissionais de saúde, alinhando a rede no processo de envelhecimento da nossa população, bem como todos os setores regionais envolvidos”, explica a secretária de Saúde, Liliam Brandalise.

As capacitações serão nos dias 30 e 31 de março, quinta e sexta-feira, respectivamente.

Na manhã do dia 30, a capacitação será volta aos profissionais da saúde de Pato Branco, com a temática “Saúde da Pessoa Idosa”. Será a partir das 7h30 no auditório do Centro Universitário de Pato Branco (Unidep). Já na manhã do dia 31, o encontro será para profissionais da saúde da região e para entidades voltadas a atendimento ao idoso, com a temática “Alinhamento Conceitual sobre a Política de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa Regional”.

Ambos encontros contarão com a presença do geriatra Edgar Nunes de Moraes, consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) na área de Saúde do Idoso.

Mutirão
Promovendo uma abordagem mais integral e humanizada no cuidado com o idoso, a equipe da Secretaria de Saúde realiza na tarde do dia 30 de março (quinta-feira) o “Mutirão de Saúde da Pessoa Idosa”.

“Além de ser uma oportunidade para os nossos idosos conhecerem mais sobre os serviços que o município disponibiliza a eles, será, também, um momento dos nossos profissionais pôr em prática o que foi debatido durante a manhã, na capacitação”, frisa a secretária.

Com diversos atendimentos, divididos em estações, os idosos pato-branquenses terão aferição da pressão, avaliação nutricional, teste rápidos, vacinação, atividades físicas, além de orientações sobre cuidados com a saúde.

Ainda, haverá apresentações culturais e atividades recreativas. A ação será no Largo da Liberdade, a partir das 13h.

“Convidamos os idosos do nosso município a participar dessa tarde. Será um momento muito importante para eles e para os profissionais da saúde. Haverá transporte e o itinerário já está sendo informado pelas nossas equipes da Saúde da Família”, salienta Elizangela Greggio Vincensi, coordenadora de Área Estratégia Saúde da Família.

Atendimentos
A equipe da Secretaria da Saúde de Pato Branco informa que, devido as capacitações, os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde no dia 30 de março (quinta-feira) será somente na parte da tarde, das 13h às 17h.

Ainda, as farmácias: Central, Oeste (Planalto) e São Roque do Chopim, também atenderão somente no período da tarde, das 13h às 17h. O atendimento na farmácia da Região Sul segue normalmente, das 7h30 às 20h.

O atendimento da sexta-feira (31) será normal.