NotíciasTurismo

Pato Branco está participando do edital do Programa Turismo Futuro Brasil, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O município já passou pela primeira fase do processo, já protocolou a inscrição para a segunda etapa e, agora, aguarda a divulgação do resultado final, programado para de março.

O programa visa incentivar a elaboração, planejamento e implementação de ações-chave para o fortalecimento e consolidação de estratégias para que a cidade se torne um Destino Turístico Inteligente (DTI). Ao todo, serão dez destinos brasileiros, dois por região.

Ao todo, mais de 250 municípios brasileiros se inscreveram para o processo. Nesta fase, Pato Branco concorre com os municípios Bombinhas (SC), Gramado (RS), Flores da Cunha (RS), Indaial (SC) Tubarão (SC), Bento Gonçalves (RS) e com os municípios paranaenses Rio Negro e Curitiba.

“O resultado do edital é uma comprovação da maturidade de Pato Branco enquanto destino turístico em seu nível, porte e vocação. Todos os esforços dos empresários, instituições de apoio e poder público municipal, demonstra que estamos no caminho certo”, frisa Anery Junior Baggio,  presidente Conselho Municipal de Turismo.

A avaliação de toda a documentação é feita por uma banca julgadora composta por integrantes do Sebrae, BID e de entidades convidadas. Todos são envolvidos e possuem experiências específicas com o setor de turismo.

“ O turismo é fundamental para o desenvolvimento do município em um todo, além de fomentar a economia, movimenta as demais áreas, como o esporte, o lazer, a cultura. A participação no edital do programa, busca o reconhecimento do município como um ponto turístico”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla.