5GNotíciasSecretaria de Ciência, Tecnologia e InovaçõesTecnologia

O município de Pato Branco foi um dos vencedores do Prêmio ABDI e Anatel de Redes Privativas. Com Solução Inovadora, Pato Branco recebeu o Troféu de Conectividade em Redes Privativas, apresentando o sistema de Smart City, provendo câmeras de reconhecimento facial para segurança pública e Wi-Fi público, com tecnologia 5G.

A premiação aconteceu nesta sexta-feira (1º), em Brasília. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla, representou o município.

“Um momento histórico”, define o secretário. “O projeto apresentado visa favorecer a utilização das luminárias 5G para reconhecimento facial e assim aprimorar o projeto Pato 360, ampliando a segurança pública dentro do conceito de cidades inteligentes e sustentáveis, além de proporcionar qualidade de vida. Ainda, o projeto, que já é realidade no nosso município, a população também desfruta de internet WiFi gratuita na área central, e há o objetivo de expandir para outras áreas”, completa.

O projeto premiado foi realizado em parceria entre a Prefeitura de Pato Branco, a multinacional israelense que fabrica luminárias inteligentes e que possuem a conectividade com a tecnologia 5G, a empresa Juganu, Qualcomm, multinacional americana, a Claro S.A.

“Pato Branco está entre as gigantes da tecnologia nacional e fico muito feliz em ver o nosso município expandindo cada vez mais. A tecnologia 5G é realidade em Pato Branco e já estamos colhendo bons frutos com essa tecnologia”, frisa o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

O prêmio, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) selecionou, em quatro categorias e dois destaques, os melhores usos de redes privativas sem fio no Brasil, principalmente, as tecnologias 4G e 5G, de empresas de diversos setores, entre prestadoras de telecomunicações e institutos de pesquisa.

As redes privativas podem ser definidas como redes de telecomunicação para implementação de soluções específicas, associadas ao serviço limitado privado, para operação em faixas de frequências cujas condições de uso derivam de padrões internacionais que permitem aplicações ponto-multiponto e ponto-área diversificadas. Essas redes são utilizadas por setores como o industrial, de utilities, agropecuário, de negócios, óleo e gás e para outras aplicações privadas, cujos requisitos podem divergir daqueles ofertados por redes de telecomunicações comerciais.

2 Comentários

1. Reconhecimento merecido!!! 5G para todos em Pato Branco com o que há de melhor. Parabéns às equipes que possibilitaram a concretização desse sonho.