NotíciasSecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovações

Connected Smart Cities e Bright Cities reconhecem o trabalho desenvolvido pelo município através de certificações

Pato Branco realmente está se consagrando entre uma das cidades mais inteligentes do País, destacando-se entre cidades de grande porte como Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, entre outros. Pelo 2° ano consecutivo, o município recebe o Selo de boas práticas em Cidades Inteligentes da Connected Smart Cities e pela 1ª vez a certificação da Bright Cities de Gestão Inteligente de Dados.

As duas certificações chancelam as ações de políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Pato Branco, voltadas para as boas práticas de gestão desenvolvidas pelas Cidades Inteligentes.

Na certificação oferecida pelo Connected Smart Cities, Pato Branco recebeu o selo OURO. “Saímos de aspiracional e subimos todas as categorias, alcançando um dos níveis mais altos da certificação”, explica a diretora do Parque Tecnológico, Katia Bertol.

A premiação foi entregue hoje (05), segundo dia do evento Connected Smart Citei & Mobility Nacional (CSCM), realizado em São Paulo. As certificações foram recebidas pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Colla, que esteve no evento representando o prefeito Robson Cantu.

O prefeito destacou que os resultados conquistados pela cidade nos últimos três anos, são reflexos do trabalho que as secretarias estão desenvolvendo para promover a desburocratização de acesso dos pato-branquenses aos serviços essenciais. “Podemos exemplificar com a facilidade para solicitar a aprovação de projetos de construção, pois o engenheiro ou responsável pela obra pode protocolar a solicitação direto do escritório, de forma totalmente on-line. A solicitação do Habite-se também segue o mesmo caminho digital. Quando falamos em abertura de empresas, temos o orgulho de dizer que nossa Sala do Empreendedor faz todo esse processo em poucos minutos. Os serviços da Saúde também evoluíram e alguns já podem ser consultados via aplicativo de mensagens”, orgulha-se o prefeito, detalhando que “outras funcionalidades, em breve, serão disponibilizadas para a população, as quais irão fortalecer ainda mais o título de Capital Tecnológica e Inovadora do Paraná”, complementa Cantu.

Para o secretário Marcos Colla, esse é mais um reconhecimento de que Pato Branco está evoluindo nos projetos de Cidades Inteligentes e aplicando ferramentas de forma assertiva. “Importante esclarecer que as premiações advêm de evidências que devem ser apresentadas pelos municípios em relação ao atendimento de mais de 70 quesitos oriundos das diversas dimensões que englobam os conceitos de cidades inteligentes, ou seja, é necessário comprovar que os diversos serviços públicos resultam em serviços ágeis ao cidadão“, finaliza o secretário.