NotíciasSaúde

Pato Branco encerrou 2022 com saldo positivo de 1.218 novos trabalhadores contratados com carteira assinada, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). O saldo é resultado de um total de 21.658 admissões e 20.440 desligamentos, tendo um estoque, quantidade total de vínculos ativos, de 31.091 trabalhadores em postos de trabalho.

Nos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas, o comércio a atividade que mais contratou. Foram 6.684 admissões, encerrando 2022 com saldo positivo de 462 novos trabalhadores contratados. Já a atividade econômica que encerrou o ano com maior saldo positivo de contratações foi a de serviços. Foram 728 novos trabalhadores contratados.

O mês com maior contratações foi abril, total de 368 novos postos. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla, o resultado é reflexo de ações pontuais realizadas pela administração municipal.

“A Prefeitura vem desenvolvendo diversos projetos que visam ouvir as necessidades dos setores empresariais, dos pato-branquenses, e busca atender as demandas de forma prática e ágil. Exemplo disso são as ações desenvolvidas pela Agência do Trabalhador, que sempre está próxima das empresas, além de realizar atendimentos específicos para as necessidades individuais delas. Outro ponto, é o Qualifica Pato Branco, que vem disponibilizando cursos totalmente gratuitos voltados ao desenvolvimento do capital humano”, ressalta.

O Caged é um registro administrativo, de periodicidade mensal, que acompanha o fluxo de admissões e desligamentos no mercado de trabalho formal (somente vínculos regidos pela CLT), a partir das informações prestadas pelos estabelecimentos, das movimentações ocorridas no período de trinta dias.

Os dados referente ao primeiro mês de 2023 devem ser divulgado nos primeiros dias de março.