DesenvolvimentoNotícias

Aproveitando todas as potencialidades urbanas e naturais, além de promover o turismo na região, Pato Branco vem se destacando cada vez mais no turismo, tornando-se referência como Destino Turístico Inteligente (DTI), sendo o único município da região Sudoeste do Paraná no programa até o momento.

Com a nota 7,2 no diagnóstico das avaliações dos índices, o município encerrou 2022 já estabelecido nos principais eixos: tecnologia, sustentabilidade, experiência da visita e governança do turismo. Para 2023, o programa contempla o fortalecimento do ecossistema local com um planejamento estratégico a fim de melhorar os indicadores e a qualidade do destino turístico, envolvendo as várias instituições locais. Também há ações programadas com empresas, com e encontros e mentorias para formatação de produtos turísticos de experiência e interação com dois destinos complementares, municípios da microrregião, visando promover o turismo local e regional.

“Pato Branco já conquistou uma posição de referência como destino turístico. São inúmeras as ações realizadas pela administração municipal que visam ao fortalecimento de todos os setores, com destaque especialmente ao Roteiro Tecnológico Pato Branco Tech Tour, para a atração de negócios em tecnologia. Ainda, ações voltadas ao turismo esportivo, na realização de eventos culturais e na consolidação como cidade Polo, sendo referência em saúde, educação, comércio e serviços para os visitantes da região”, destaca a chefe da Divisão de Turismo e Desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco, Suzana Baggio.

A metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) foi, inicialmente, desenvolvida na Espanha e adaptada para a realidade brasileira pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Ministério do Turismo. O objetivo é estimular o turismo em pilares de inovação, propiciando a geração de emprego e renda.