NotíciasSaúde

Mais uma vez Pato Branco é destaque nacional no atendimento na saúde. Desta vez, o município recebeu o reconhecimento como a Melhor Experiência da Região Sul, do Brasil, e a terceira Melhor Experiência em âmbito nacional, pelas ações de vacinação de crianças menores de 1 ano no município.

Com título “Atenção compartilhada em imunização: estratégias para o alcance de altas coberturas vacinais no município de Pato Branco, Paraná”, a apresentação, na Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS durante o 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, detalhou as ações que as equipes de Estratégia da Saúde da Família desenvolveram em Pato Branco, para atingir 97% das crianças com menos de 12 meses, com todas as vacinas obrigatórias.

Emanoeli Stein, responsável pelo Setor de Imunização, explica que a principal ação para o aumento de vacinados, foi o cálculo de cobertura vacinal por território adscrito. “Todas as crianças, na faixa etária, que está vinculada na unidade de saúde, no território adscrito, é atendida, é vacinada e acompanhada”, explica. “Esse reconhecimento é resultado dos esforços de todas as equipes das unidades de saúde de Pato Branco, que buscam sempre atender com qualidade e eficiência todos os pacientes”, conclui.

O evento é realizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e destaca as iniciativas brasileiras usadas para ampliar a vacinação. É o maior evento de saúde pública da América do Sul e tem como tema este ano “O SUS que falta no Brasil”. Foi realizado em Goiânia (GO), entre os dias 16 e 19 de julho.

“Para a administração municipal esse prêmio reafirma que a gestão está no caminho certo. Nossas crianças precisam ser olhadas com carinho e atenção, parabenizo as equipes de estratégia da Saúde da Família pelo trabalho que desempenham um papel primordial”, enaltece o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

Texto: Thaise Guidini/Prefeitura de Pato Branco