5GNotíciasTecnologia

Pato Branco deu mais um importante passo na conectividade com o funcionamento do sinal de rede de quinta geração, a 5G, para celulares. “A implantação da rede 5G em Pato Branco foi vista por muitos como algo impossível, especialmente por ser um projeto voltado aos grandes centros, as capitais, do País. Mas sempre acreditei no potencial do nosso município e hoje temos a imensa alegria de dizer que temos uma tecnologia com velocidades de download e upload na palma da nossa mão”, frisa o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

A ativação da rede aconteceu na segunda-feira (12), véspera de carnaval, com a empresa de telecomunicações TIM. O sinal está disponível na região do bairro Fraron, próximo às universidades. Essa é a primeira fase da implantação da tecnologia da operadora, que, gradativamente, ampliará a cobertura da tecnologia, até atingir 100% do município.

“A 5G não é apenas internet, é uma tecnologia que melhorará o atendimento da saúde, o crescimento de indústrias, a qualidade da educação e o desenvolvimento econômico em um todo. A administração municipal está comprometida em atender as necessidades do pato-branquense, cuidando dele com ações que buscam melhorar o dia a dia”, destaca o prefeito.

“A tecnologia está disponível em aparelhos equipados com a frequência 5G, aqueles que não estiverem preparados continuarão utilizando tecnologias 2, 3 ou 4G”, explica, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Francisco Grezzana.

O secretário salienta também que a administração vem trabalhando na ampliação da conectividade no município, levando sinal de qualidade para todas as regiões do município. “A Prefeitura trabalha com duas frentes para que todos os habitantes de Pato Branco tenham acesso à rede móvel, tanto com as tecnologias já existentes no município, quanto com a 5G”, explica.

Outras operadoras de telecomunicações já trabalham para ativar o sinal 5G. São duas fases, a primeira implantar o 5G nas Estações de Rádio Base (ERB) já existentes e a segunda o chamamento público para implantação de novas ERB, para atender a todas as regiões sem cobertura 2, 3, 4 e 5G.

Projeto Luminárias Inteligentes

Em 2021, a administração municipal iniciou o processo para a implantação da tecnologia 5G. No final de 2022, o primeiro passo foi dado, com o Projeto Luminárias Inteligentes, integrando diferentes funções, além da iluminação pública, abrigando o funcionamento das câmeras de monitoramento e wi-fi público.

Essas luminárias são Estação Transmissora de Radiocomunicação de Pequeno Porte (ETRPP), utilizado para a transmissão de sinais de radiocomunicação em pequena escala. Instaladas na região central, elas proporcionam segurança e conectividade, e ainda auxiliam em serviços essenciais como o atendimento de saúde.