NotíciasSecretaria de Ciência, Tecnologia e InovaçõesTecnologia

Pato Branco sobe 43 posições no Ranking Connected Smart Cities e assume a segunda posição no eixo cidades de 50 a 100 mil habitantes. A divulgação dos dados aconteceu nesta segunda-feira (04), em São Paulo, durante a solenidade de abertura da 9° edição do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM).

A administração municipal vem investindo cada vez mais em ações em diversas áreas para facilitar a vida dos pato-branquenses e o resultado vem sendo comprovado com a divulgação dos rankings. O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, destaca que a premiação comprova o bom trabalho desenvolvido pela cidade nos últimos anos. ˜No ranking geral estamos muito bem posicionados. Esses resultados garantem que estamos desenvolvendo ferramentas tecnológicas em benefícios dos pato-branquenses, oportunizando a inclusão digital”, salienta ele.

O ranking analisa 70 indicadores das cidades com mais de 50 mil habitantes em 11 eixos temáticos distintos, identificando as 100 cidades mais inteligentes nos setores de mobilidade, meio ambiente, governança, tecnologia e inovação, empreendedorismo, urbanismo, segurança, educação, economia e saúde.

Para a diretora do Parque Tecnológico e coordenadora do projeto Cidades Inteligentes, Katia Bertol, essa conquista é o resultado da soma de esforços entre todas as secretarias municipais. “Esse trabalho vem sendo realizado há 3 anos por meio do monitoramento de indicadores, relacionando-os com os projetos das secretarias e durante esse período aprimoramos as nossas ações e serviços, fortalecendo a gestão pública, bem como os serviços oferecidos para a sociedade”, destaca ela.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Colla, Pato Branco deu um salto significativo, pois Pato Branco saiu da 77° posição geral no Brasil para a 38° e, do 5° lugar entre cidades com populações entre 50 a 100 mil para o 2° lugar. “Muito dessa conquista é devido ao diálogo que a administração municipal vem mantendo com todos os atores do ecossistema local de inovação e de ações para promover melhoria contínua nos serviços públicos”, destaca Colla enfatizando que uma cidade inteligente é aquela que descomplica a vida do cidadão, proporcionando melhorias contínuas.