Outubro Rosa

No último sábado(22), foi realizado na Praça Getúlio Vargas, o dia D da campanha Outubro Rosa, voltada à conscientização a prevenção do câncer de mama e câncer de colo do útero.

Foram diferentes ações organizadas pela Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com diversas entidades. O Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS), que trabalha no diagnóstico e tratamento de doenças como HIV, Sífilis, e Hepatite B e C, esteve fazendo o teste rápido de todas essas patologias e de COVID-19.

Estiveram presentes os acadêmicos de Medicina da UNIDEP, orientando como fazer o autoexame em casa. Alunas de Estética e Cosmética da instituição estavam ensinando diferentes amarrações de turbantes e os estudantes de enfermagem, demonstraram os possíveis sintomas de DSTs e outras disfunções ginecológicas.

Já o curso de Psicologia colaborou com questionário de saúde mental e dinâmica para crianças, que puderam deixar uma mensagem de apoio às pessoas que estão passando pelo processo de recuperação do câncer.

Ainda, quem passou pela praça durante a ação pôde aferir pressão, verificar glicose, experenciar a auriculoterapia, agendar mamografia e receber orientações gerais de saúde por parte do Colégio Estadual de Pato Branco. O grupo GAMA, esteve expondo fotografias artísticas das pacientes em recuperação e comercializando camisetas com renda revertida ao projeto. A Acorpato e o Núcleo de Academias realizaram alongamento e posteriormente, caminhada com as participantes.

A farmácia Bioextratus disponibilizou lavagem e hidratação de cabelos e a Assistência Social ofereceu manicure e corte de cabelo por conta das alunas dos cursos gratuitos da Secretaria. A atividade contou com o apoio do Hospital São Lucas, Unimed e Senac

“Com ações como essas nosso objetivo é oferecer todo apoio às mulheres e salvar quantas vidas forem possíveis a partir da prevenção e da informação”, salienta Secretária Municipal de Saúde, Liliam Brandalise.