5GNotíciasTecnologia

Em apenas quatro dias, a empresa de telecomunicações TIM ativou o sinal 5G na região do bairro Industrial. Esse é o segundo ponto no projeto de conectividade com o funcionamento do sinal de rede de quinta geração, a 5G, para celulares, em Pato Branco.

“Estamos, gradativamente, levando sinal 5G para todas as regiões de Pato Branco e, junto, ampliando a conectividade da população”, enaltece o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu. O sinal entrou em funcionamento nesta sexta-feira (16).

A conexão está disponível em aparelhos equipados com a frequência 5G. Os não equipados, continuarão utilizando tecnologias 2, 3 ou 4G.

“A implantação da rede 5G em Pato Branco foi vista por muitos como algo impossível, especialmente por ser um projeto voltado aos grandes centros, as capitais, do País. Mas sempre acreditei no potencial do nosso município e hoje temos a imensa alegria de dizer que temos uma tecnologia com velocidades de download e upload na palma da nossa mão”, reforça, novamente, o prefeito.

A Prefeitura está trabalhando para que todas as regiões tenham acesso à rede móvel, tanto com as tecnologias já existentes, quanto com a 5G. Com isso, já está se alinhando com as demais operadoras de telecomunicações para ativar o sinal 5G.

São duas fases, a primeira implantar o 5G nas Estações de Rádio Base (ERB) já existentes e a segunda o chamamento público para implantação de novas ERB, para atender a todas as regiões sem cobertura 2, 3, 4 e 5G.

A Tim possui dez ERB em operação no município. Destas, duas já contam com a tecnologia 5G e as demais estão programadas para serem instaladas nas próximas semanas.

O sinal ainda não está na capacidade máxima, ao realizar testes a velocidade mensurada não atinja os números tão esperados, mas em breve, após finalizar a instalação, o sinal estará entregando velocidades superiores a 400mb com baixa latência.