NotíciasSaúde

Buscando reduzir a fila de espera, além de ampliar os atendimentos à população, a Prefeitura de Pato Branco realizou no sábado (19) o primeiro Mutirão de Pequenas Cirurgias. Mais de 30 pato-branquenses foram atendidos, com pequenas intervenções cirúrgicas relacionadas a biopsias, exereses de lesões (cistos, lipomas) e onicocriptose (unha encravada).

Iraides Antonietti foi uma das pacientes atendidas. Ela conta que estava há mais de um ano esperando pelo atendimento. Para ela, que é a segunda vez que retira algumas lesões da pele, o atendimento foi “muito bom”.

Já Claudia Dal Bosco Zanella, iniciou o atendimento para a retirada de um lipoma no pé ainda no ano passado. “Eu achei que foi bem rápido (o atendimento). É muito bom esse mutirão, ajuda bastante, né. A gente não precisa ficar tanto tempo esperando. Foi bem rápido e muito bem atendida”, avalia.

Ao todo, oito equipes realizaram os serviços, que analisaram as demandas reprimidas e chamaram os pacientes conforme o tempo de espera e a gravidade do caso. “Nós da saúde fizemos um levantamento e identificamos a necessidade de fazer um mutirão de pequenas cirurgias por causa do tamanho da nossa lista de espera. Acredito que muito dessa lista de espera grande foi por conta da pandemia, que a gente teve que parar com todos os nossos serviço”, explica a médica Angela Hoppenn.

As pequenas cirurgias são procedimentos altamente eficientes que não requerem internação ou anestesia geral, permitindo que os pacientes tenham uma recuperação mais rápida e voltem à rotina diária em pouco tempo.

“Esse mutirão é resultado do esforço de toda a nossa administração. Amplia o atendimento, reduz o tempo de espera dos nossos pacientes por serviços especializados, além de dar qualidade de vida. Com certeza iremos realizar a ação com frequência”, frisa o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

“Agradeço o empenho da equipe médica da Secretaria da Saúde de Pato Branco e parabenizo pelo atendimento de qualidade realizado com os pato-branquenses”, pontua o prefeito.