NotíciasSaúde

Na manhã desta quinta-feira (18), o Comitê Gestor de Resposta a Covid-19, de Pato Branco, apresentou, em reunião extraordinária, os dados epidemiológicos entre os dias 08 e 14 de fevereiro, em relação à busca por atendimento (notificações), casos positivos e mortes em decorrência da doença.

“Esse é o pior momento desde o início da pandemia”, salientou a secretária municipal de Saúde, Liliam Brandalise.

Conforme os dados apresentados pela Vigilância Epidemiológica, entre os dias 08 a 14 de fevereiro houve, no município, 258 novos casos positivos, mais de 1.250 notificações e dois óbitos. O maior número de pessoas que positivaram está na faixa etária de 31 a 40 anos, seguida por pessoas de 21 a 30 anos. Ainda, foi frisado que os resultados dos exames demoram até sete dias para sair.

“Estamos intensificando as ações”, frisou a secretária, referente à preocupação em relação ao aumento dos números de casos. “Esse aumento é um reflexo de dias atrás, mas a gente precisa que a população se conscientize que estamos em um momento muito crítico da pandemia no município e que é necessário aderir os cuidados com responsabilidade”.

Na ocasião, também foi avaliada a evolução das medidas de enfrentamento adotadas no dia 12 de fevereiro, pelo decreto 8.854.

Liliam também ressaltou que bares e restaurantes aderiram às medidas estabelecidas pelo decreto, porém há inúmeras denúncias em relação a aglomerações em residências particulares. “Isso não pode acontecer. Isso é um fator muito preocupante para o aumento do número de casos”.

As medidas decretadas no dia 12 de fevereiro permanecem. A circulação de pessoas está proibida das 22h às 5h. Bares e restaurantes a lotação máxima é de 50% da capacidade do estabelecimento e o fechamento deve ser às 22h. O descumprimento acarretará na responsabilização civil e criminal dos infratores e aplicação de penalidades. O decreto pode ser acessado pelo link: https://patobranco.pr.gov.br/wp-content/uploads/2021/02/DECRETO-No-8-854-DE-12-DE-FEVEREIRO-DE-2021-COVID-Funcionamento-V2-2.pdf.