Desenvolvimento EconômicoFestival GastronômicoNotícias

A Prefeitura de Pato Branco lançou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (31), o 3º Festival Gastronômico de Pato Branco. O evento, que será realizado entre os dias 17 a 27 de julho, já conta com a participação de mais de 25 estabelecimentos do setor de gastronomia do município.

Além de promover a culinária local, o evento visa fomentar a economia do setor gastronômico. “Temos a imensa alegria de realizar mais uma vez o festival gastronômico. Surgiu de uma necessidade durante a pandemia, uma maneira que encontramos para que os estabelecimentos gastronômico pato-branquenses conseguissem se reestruturar, e acabou se consolidando como um evento que mostra o potencial do setor no nosso município”, destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

O festival é realizado por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco, juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares da região do Sudoeste do Paraná.

O evento é voltado para bares, restaurantes, lanchonetes, panificadoras, cafeterias, pizzarias e deliverys, que comercializarão um prato exclusivo em uma das categorias: risotos; massas; carnes; vegetariano/vegano; oriental; prato típico; pizzas; hambúrguer artesanal; cafeterias; temáticos; peixes e comida de boteco.

Ainda, os estabelecimentos participarão de uma curadoria, com chefe de cozinha do Senac, para a avaliação e seleção do prato que será comercializado com valores entre R$ 29,90 a R$ 89,90.

“O festival é realizado e coordenado pela Prefeitura, onde orientaremos os estabelecimentos com a elaboração do prato que será comercializado no evento, com uma curadoria com chefs experiente, auxiliando no preparo dos pratos e precificação. Cada estabelecimento definirá o prato que comercializará durante o evento, podendo ser um já existente ou um novo produto, se será em forma de delivery ou somente no estabelecimento”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla.

Estabelecimentos que queiram participar, poderão conversar diretamente com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pelo telefone 46 3220 1567, ou com o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares da região do Sudoeste do Paraná.

“O festival gastronômico de Pato Branco, além de ser um evento da gastronomia local, será um momento para confraternizar, fortalecer os laços, ter novas experiências e desenvolver o setor gastronômico de Pato Branco. Será uma viagem gastronômica, que proporcionará experiências de consumo e apreciação de comidas e bebidas, valorizando a história, a cultura e o meio ambiente da cidade de Pato Branco”, finaliza o prefeito.