Depatran

A Gestão Municipal propôs a instalação das lombadas eletrônicas em determinados pontos da cidade. O projeto foi votado na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira(20) e aprovado em segunda votação. A ideia é fiscalizar o excesso de velocidade e evitar acidentes, tornando o trânsito mais seguro

Em relação ao número de pontos a intenção é fazer o estudo de 22 pontos, assim, serão fiscalizadas 48 faixas de circulação.

Em Pato Branco, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde e SAMU, foram registrados 383 acidentes no último ano, somando um custo de R$6.197.576,64 ao Município.

Visando diminuir esses números e tornar o trânsito mais seguro, em aproximadamente 40 dias será finalizado o estudo. Em seguida, após licitação e feito todo o trâmite necessário, posteriormente à instalação será concedido um período de adaptação dos motoristas e pedestres. Após este período os dispositivos estarão autuando os infratores. A previsão para a instalação é a partir de Outubro.

A eficiência da lombada eletrônica apresenta índices comprovados de redução de acidentes em até 100%. A principal causa de acidentes de trânsito ainda é a imprudência do condutor associada ao excesso de velocidade. Diferentemente do radar, a lombada eletrônica necessariamente mostra a velocidade a partir do display.

“O estudo vai definir a velocidade máxima em cada ponto onde for instalado. A sinalização será localizada precedente a todos os aparelhos, conferindo multa somente a quem realmente exceder a velocidade permitida” ressalta o Diretor do DEPATRAN, Robertinho Dolenga.

Além das lombadas eletrônicas, o projeto prevê a instalação dos semáforos inteligentes, que registram a quantidade de veículos e opera de forma a priorizar a via com maior tráfego. Também será feito uso da pintura termoplástica que promove uma maior durabilidade das sinalizações e melhor visibilidades dos condutores e pedestres por conta do alto relevo.