EducaçãoNotíciasSecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovações

Alunos dos 4º e 5º anos das escolas municipais de Pato Branco iniciaram uma jornada de aprendizado e desenvolvimento nesta segunda-feira (11), com o começo das aulas no Projeto Letramento Digital.

“O projeto, que será realizado no contraturno escolar, será um passo importante no aprendizado e no futuro dos nossos alunos. Eles terão a oportunidade de já ter um direcionamento para a vida profissional, além de ampliar o conhecimento em inovação”, destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

Totalizando 90 horas de carga horária, as aulas serão durante o contraturno escolar. Neste momento, cerca de 125 alunos participaram do projeto. As aulas serão realizadas em sete escolas e no Parque Tecnológico, abrangendo conteúdos relacionados a competências técnicas, como “Pensamento Computacional” e “Fundamentos de Programação”, bem como habilidades comportamentais, incluindo trabalho em equipe, resolução de problemas, criatividade e inovação.

“São aspectos fundamentais para o futuro dessas crianças. Fico muito feliz em ver o brilho nos olhos deles, na expectativa e ansiedade pelo aprendizado. Sempre falo em dar dignidade para os pato-branquenses e reforço que dar dignidade é dar oportunidades para o futuro do nosso município”, complementa o prefeito.

O projeto é coordenado pela Facti, que capacitou mais de 50 pessoas como Agentes Multiplicadores do Conhecimento do Projeto Letramento Digital em Pato Branco. Eles conduzirão todas as atividades. Será disponibilizado, gratuitamente, aos alunos material didático, incluindo livros digitais e físicos, além de um kit que contém uma placa programável.