Educação

 

O evento acontecerá no dia 10 de novembro e as inscrições poderão ser feitas até 11 de dezembro.

No dia 10 de novembro acontecerá o evento de lançamento do Projeto “Letramento Digital”, que tem como propósito realizar gratuitamente a capacitação profissional por meio do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais nos temas mais demandados pelo mercado atual e de tendências tecnológicas para o futuro, indo ao encontro das expectativas da “Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – 2016-2022”.

Na ocasião serão abertas as inscrições para o processo seletivo da primeira turma do Projeto Letramento Digital – Etapa CLATP (Cursos Livres de Aplicação Técnica e Profissionalizante), com 120 vagas disponíveis, destinadas aos Professores da rede pública, Estudantes de Ensino Médio, Técnico ou Superior e Profissionais de TIC, que residem, estudam ou trabalham na cidade de Pato Branco – PR.

A capacitação terá uma carga horária mínima de 173 horas, sendo possível, àqueles que tenham interesse, a realização de disciplinas opcionais, com até 67 horas. As aulas serão majoritariamente online (ao vivo), com três encontros presenciais, além de atividades assíncronas, onde serão abordados temas como: Criatividade e Inovação, Pensamento Computacional, Fundamentos de Programação, Estratégias Pedagógicas e Robótica e Prototipagem.

Para percorrer a trilha, os alunos iniciarão com o módulo Essencial, obrigatório a todos os selecionados, tendo por objetivo capacitá-los a promover a multiplicação do conhecimento aos alunos

do Ensino Fundamental I, com o intuito de atuarem como agentes multiplicadores do conhecimento.

A consolidação do aprendizado e disseminação se dará juntamente com a equipe da Facti na segunda etapa, denominada SQED – Soluções em Qualificação e Especialização Digital, direcionada à capacitação de até 2000 estudantes do Ensino Fundamental I (4º e 5º ano) das Escolas Municipais públicas de Pato Branco, proporcionando aos jovens a oportunidade de se desenvolver por meio de uma metodologia inspiradora e tecnológica, que os ajudará a continuarem seguindo pelas carreiras de TIC no futuro. Mais informações a respeito serão divulgadas oportunamente.

Após a conclusão do módulo Essencial, o aluno seguirá com a capacitação de acordo com o seu perfil:  módulo Educação 4.0, direcionado à qualificação de Professores, ou Indústria 4.0, direcionado a alunos de Ensino Médio, Técnico ou Superior e Profissionais de TIC, ambos previstos para 2023.

Ao final de cada trilha, havendo o cumprimento dos requisitos estabelecidos, o aluno receberá um certificado discriminando os cursos nos quais participou (obrigatórios ou opcionais) e registrando a sua capacitação como Educador 4.0 ou Profissional 4.0.

Sobre o Processo Seletivo (CLATP) 

  • Público-alvo: Estudantes de Ensino Médio, Técnico ou Superior, Professores da rede pública e Profissionais de TIC, que residem, estudam ou trabalham na cidade de Pato Branco – PR
  • Inscrição para o processo seletivo: a partir do dia 10/11/2022 no site letramentodigital.org.br
  • Período de inscrição para processo seletivo: 10/11 a 11/12/2022 (120 vagas disponíveis)
  • Divulgação dos resultados do processo seletivo: no dia 14/12/2022, em  https://patobranco.qualifacti.com.br

O projeto é executado pela Facti, como Instituição Científica e Tecnológica (ICT) privada, com o apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, uma área da Companhia com negócios dedicados à educação. A realização do projeto se dará no âmbito do Programa MCTI Futuro e com recursos do PPI da Lei de Informática coordenado pela Softex.

Sobre o Evento de Lançamento do “Projeto Letramento Digital”, em Pato Branco – PR

A Prefeitura Municipal de Pato Branco, por intermédio do secretário da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Secretaria de Educação e Cultura, convida para  a cerimônia de lançamento do projeto “Letramento Digital”.

Data: 10/11/2022 (quinta-feira)

Horário: 9h30

Local:  Escola Municipal Udir Cantu localizada na Rua Francisco Klem, 220 – Bairro – São João, Pato Branco – Paraná.

Sobre a Facti

A Facti é uma fundação de direito privado criada em 1998 e sediada em Campinas – SP. A sua atuação é pautada na missão organizacional de prover Tecnologia com Credibilidade através do desenvolvimento de soluções tecnológicas e capacitação em TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação, entregando de maneira personalizada a melhor experiência deste conceito para os seus clientes, parceiros e alunos.

Sobre o MCTI Futuro

O programa “MCTI Futuro: Futuro do Trabalho, Trabalho do Futuro”, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, tem como foco apoiar ações que objetivem ampliar o contingente de profissionais para atuar em ecossistemas digitais, em projetos de transformação digital e de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), e que, adicionalmente, contribuam para qualificar ou atrair talentos para empreender no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Sobre a Positivo Tecnologia

A Positivo Tecnologia é uma empresa brasileira de tecnologia que desenvolve, fabrica e comercializa computadores, celulares, tablets, dispositivos para casas e escritórios inteligentes, servidores e soluções para infraestrutura de TI, além de acessórios, terminais móveis de pagamento e tecnologias educacionais. Também oferece serviços integrados em locação de equipamentos de informática e mobilidade, mídia programática e assistência técnica. O conjunto de produtos e serviços é voltado para consumidores finais, empresas, escolas e instituições públicas. A Companhia foi fundada em 1989, possui sede administrativa em Curitiba (PR), cinco fábricas no Brasil, além de presença na Argentina, Quênia, Ruanda, China e Taiwan. O portfólio de marcas e negócios é composto por Positivo, Positivo Casa Inteligente, Positivo Servers & Solutions, Positivo Tech Services, Positivo As a Service, VAIO, Compaq, Anker, Infinix, 2A.M e Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação. Informações adicionais podem ser obtidas em www.positivotecnologia.com.br 

Sobre o Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação – reúne soluções de apoio à aprendizagem em modelo disruptivo de negócio, com soluções como suítes pedagógicas e de hardware voltadas para aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e STEAM (acrônimo em inglês para Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A área de negócios dedicada à educação da Positivo Tecnologia S.A., conecta pais, alunos, escolas, edtechs, editoras, empresas nacionais e internacionais em um ecossistema único.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário