IPTUNotícias

As guias do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) de Pato Branco estarão disponíveis para emissão a partir da próxima segunda-feira, 6 de fevereiro. Os contribuintes terão a opção de vencimento em cota única, com desconto de 5%, ou parcelamento em até nove vezes.

Também estará disponível a emissão da taxa de Coleta de Lixo, obrigatória para quem possui imóvel construído, ou a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP), disponível para quem possui lote vago. Elas poderão ser pagas em cota única ou parceladas em até cinco vezes.

Como os anos anteriores, os contribuintes poderão emitir as guias pelo site da prefeitura, no endereço www.patobranco.pr.gov.br, ou pelo CidadeMOB.

Em Pato Branco, são aproximadamente 51,6 mil imóveis que devem pagar o IPTU. Conforme a chefe da Divisão de Fiscalização, Julli Rebonatto o valor total lançado para este ano é de R$ 31.649.484,39. Em 2022, o valor lançado era de R$ 30.124.136,76, porém a arrecadação fechou em R$ 22.566.567,01.

“Pagar os impostos é estar em dia com as obrigações tributárias, além disso, os valores são investidos em obras e melhorias que refletem na qualidade de vida dos pato-branquenses, especialmente em áreas ligadas à saúde, educação, limpeza pública, pavimentação asfáltica, mobilidade urbana, esporte, lazer, entre outras”, destaca Julli.

Emissão

Para a emissão das guias pelo site da prefeitura contribuinte deverá clicar, na página inicial, no botão IPTU Online e preencher com os dados.

Já pelo CidadeMOB há duas opções. Pelo aplicativo, podendo ser baixado gratuitamente em qualquer celular pela Play Store, para usuários do sistema Android, ou Apple Store, para usuários do sistema IOS, ou por meio do link https://m.cidademob.com.br/Login.

O contribuinte que emitiu os impostos pelo CidadeMOB em 2022, o cadastro permanece. Para novos, basta acessar o link, ou o aplicativo, preencher os campos disponíveis com os dados pessoais, telefone e e-mail. Assim que o e-mail for validado, ele terá acesso aos serviços disponíveis.

Os contribuintes que realmente não tem acesso à internet, poderão procurar o Departamento de Tributação, no prédio da Prefeitura, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Calendário de vencimento

O IPTU poderá ser pago em cota única até o dia 15 de março, com desconto, ou parcelado em até nove vezes, desde que o valor não seja inferior a 1 UFM, que corresponde a R$ 50,07, com primeiro vencimento para 17 de abril.

Já a Iluminação e a Coleta de Lixo, além da opção em conta única, o parcelamento poderá ser em até cinco vezes, com primeiro pagamento para o dia 15 de março.

– 1ª parcela: 17 de abril

– 2ª parcela: 15 de maio