AgriculturaNotícias

Com o objetivo de apresentar uma diversidade de soluções tecnológicas para os produtores de queijo e leite de Pato Branco e da região Sudoeste do Paraná, a Prefeitura de Pato Branco, o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizaram nesta quarta-feira (09) o Inova Queijo.

O evento, teve como objetivo amparar e profissionalizar produtores de queijos para que se tornem referências. Mais de mais 300 pessoas participaram de palestras técnicas e de demonstrações de experiências e soluções na produção e na comercialização do produto.

“Um evento muito positivo, pois teve a oportunidade de reunir produtores não só do município de Pato Branco, mas de toda a região Sudoeste do Paraná, o que faz que haja uma interação, uma conversa, uma troca de experiência, para que acabe despertando o interesse em agregar valor no leite, com a produção”, destaca a secretária municipal de Agricultura de Pato Branco, Vanessa Zanon. “Também faz com que fortaleça ainda mais a cadeia produtiva do leite, evitando o êxodo rural e com que município consiga desenvolver um trabalho maior nas propriedades rurais”, complementa.

A Associação de Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná (Aprosud), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), o Sistema Fiep, Senar e Sindicato Rural de Pato Branco, a Camisc, o Sicredi, a UTFPR e a Agência de Desenvolvimento do Sudoeste também apoiaram a realização do evento.

“Um evento muito importante, com entidades comprometidas para o desenvolvimento do setor no nosso município de na região”, pontua o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu. “O evento também vem para fortalecer o setor leiteiro em Pato Branco e para a implementação da produção do queijo”, complementa.