AgriculturaInovaçãoNotícias

Com iniciativa da Prefeitura de Pato Branco, o Sudoeste paranaense entrou no mapa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o projeto Inova Agro Sudoeste.

A apresentação foi realizada na manhã desta segunda-feira (5), no Parque Tecnológico de Pato Branco, com representantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Pato Branco, Sebrae-PR, da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná e do Sindicato Rural de Pato Branco.

“Foi uma agregação de pontos forte e importantes que foram se fortalecendo com os anos, como a implantação do curso de agronomia aqui no município, ligado com o crescimento e fortalecimento do agro na região e associado com a inovação, a tecnologia, que buscamos ainda no ano passado o reconhecimento como referência junto ao Mapa”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Giles Balbinotti.

Com as referências, Pato Branco articulou com o Governo Federal e entidades locais, para a criação do projeto, que beneficiará todos os municípios da região, conectando especialmente os produtores rurais com as inovações do mercado.

“O Inova Agro Sudoeste irá ajudar a captar investimentos, com pleitos que fortaleçam a nossa região, o agro. Também ira aumentar o mapa de investimentos na região, com muito crescimento e fortalecimento”, completa o secretário.

O projeto irá promover incentivos creditícios, tributários e outros mecanismos para estimular a inovação agropecuária na região Sudoeste do Paraná, além de articular com entidades governamentais apoio a desburocratização e redução de impostos sobre tecnologias e inovação no setor.

Ainda, objetiva o fortalecimento dos Institutos de Pesquisa no Sudoeste do Paraná para que sejam referência no setor agropecuário e a padronização de regulamentos, critérios e normativas dos diversos serviços de inspeção na fabricação de produtos. Além de buscar estabelecer a dinamização e facilitação dos processos de exportação e importação de produtos e serviços.

Outro ponto importante do projeto, é que visa aumentar o relacionamento e interlocução com o Ministério da Educação (MEC), buscando o fortalecimento dos cursos de graduação e pós-graduação inerentes ao ecossistema.