AeroportoNotícias

A Prefeitura de Pato Branco iniciou a instalação do PAPI (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação) nas duas cabeceiras da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Regional de Pato Branco – Professor Juvenal Loureiro Cardoso. Os serviços devem ser concluídos até o final do mês, vencendo mais uma etapa do projeto de ampliação do local.

 

“É mais um avanço no projeto de ampliação do Aeroporto Regional de Pato Branco. Com a instalação do equipamento, e a devida homologação, a expectativa é receber operações de voos noturnos e, até mesmo, aeronaves a jato”, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla.

 

Concluída a instalação do equipamento, o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CIndacta II) realizará a inspeção para a homologação mediante ensaios e testes. “Esses testes são pré-requisitos para próxima etapa, que é a inspeção com o Grupo Especial de Inspeção em Voo – GEIV, para confirmação do ângulo da rampa de aproximação e pouso”, explica o Secretário.

 

São investimentos da ordem de R$ 1 milhão na instalação do equipamento composto de dois conjuntos de iluminação, sistema de luzes vermelhas e brancas, além das adequações e serviços de infraestrutura e demais serviços necessários. Do total, cerca de R$ 100 mil são oriundos da doação do projeto executivo do PAPI por empresários e lideranças pato-branquenses, o restante é em recursos livres da administração municipal.

 

No final de 2022, o município de Pato Branco recebeu a anuência nº 728/22 da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, para execução dos serviços de instalação do equipamento, que consiste em um sistema de iluminação com o objetivo dar mais segurança nos pousos e decolagens.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário