NotíciasObras e Urbanismo

A Prefeitura de Pato Branco iniciou as obras para a construção da Casa Temática, ao lado da Igreja Matriz Paróquia São Pedro Apóstolo. Estão sendo realizados os serviços de terraplenagem, para dar início a implantação de todo o projeto, na sequência serão executadas as fundações e posteriormente a supraestrutura.

A Casa será em estrutura metálica, beirais em madeira, telha de concreto e piso de madeira colada. O entorno será de vidro translúcido, buscando a conectividade visual interna e externa, para favorecer a multidisciplinaridade da obra e trazer o conceito de vitrine, com conectividade interna e externa, evidenciando as decorações e eventos, além de potencializar a interação da obra com o exterior. São 229,98m² de construção.

Também, iniciou o processo para a revitalização da Praça de Transição e Sacra. O espaço faz ligação entre a Rua Tocantins com a Praça Presidente Vargas e a Rua Guarani. Também, há acesso secundário para a igreja, além de vários acessos e circulações privilegiadas. Serão 2.230,00m² de obra, preservados os elementos sacros, luminárias com placas em homenagem aos padres que passaram pela Igreja e as oliveiras.

O investimento é de R$ 1.782.530,83, em recursos próprios. A expectativa é de que em até 120 dias os serviços sejam concluídos.

“Essa é uma construção muito aguardada pela população, especialmente pela cultura do nosso município. Após dois anos estamos reerguendo a Casa do Papai Noel, em um conceito diferente, para atender o nosso Natal e celebrar demais datas, além do espaço poder atender outros eventos e atrações culturais”, destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

As obras atendem as necessidades da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Estão sendo executadas pela construtora L. RITA – EIRELI, com coordenação e fiscalização da equipe da Secretaria de Engenharia e Obras.

Em fevereiro de 2021, um incêndio destruiu a Casa do Papai Noel, reduzindo a proporção das programações culturais festivas, especialmente Páscoa e Natal. O incêndio também afetou outros itens, como os pisos a volta na praça, elementos de iluminação e, até mesmo, o paisagismo do entorno.