Assistência Social

Nesta sexta-feira(28) foi realizado o ato de inauguração da Casa de Passagem de Pato Branco. O evento que celebrou a abertura oficial da instituição contou com a presença dos atuais acolhidos, servidores da Secretaria de Assistência Social e autoridades municipais. Os presentes puderam interagir após a cerimônia com comidas típicas durante a festa julina organizada pela equipe.

A Casa de Passagem, localizada nas dependências do antigo Albergue Bom Samaritano, iniciou seus serviços no dia 10 de junho e deste então já prestou atendimento a cerca de 220 pessoas.

A instituição visa garantir condições de estadia, convívio e endereço de referência para acolher pessoas em situação de rua e desabrigo. Podendo ser estes acolhidos provenientes de situação de abandono, migração e ausência de residência ou ainda, pessoas em trânsito e sem condições de autossustento, conforme previsto na resolução 109 de 2009, Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

“Nosso objetivo é somar às ações da abordagem social, oferecendo dignidade e respeito à população que enfrenta algum tipo de vulnerabilidade”, salienta a Secretária de Assistência Social, Luana Varaschim Perin. “O atendimento é feito de forma humanizada, oferecendo uma oportunidade a essas pessoas de contar com segurança alimentar, cama e banho quente”, completa.

O suporte às famílias e adultos na unidade é ofertado de forma imediata e/ou emergencial, tendo a particularidade de transitoriedade, ou seja, a intenção é que não haja permanência por longos períodos. Entretanto, o período de acolhimento depende da situação e necessidade de cada usuário.

A equipe que vêm auxiliando essa população conta com 13 servidores, entre coordenação, cuidadores e assistentes sociais, vigias, cozinheira e responsável por serviços gerais.

“Nosso desejo é que este seja um espaço que permita a renovação da esperança de uma sociedade mais humana para todos e essencialmente, para quem mais precisa” destaca o prefeito Robson Cantu.