Transparência

A Semana do Orçamento teve início nesta quarta-feira(5) com evento realizado na Câmara de Vereadores de Pato Branco. A primeira ação foi a inauguração do Impostômetro que está situado na fachada da Câmara na rua Araribóia.

O objetivo da Semana do Orçamento é esclarecer como funciona a aplicação dos recursos públicos disponíveis e como a população pode estar mais próxima participando dessas decisões.

Estiveram reunidos vereadores, empresários, representantes de entidades da sociedade civil organizada como parceiras e apoiadoras, além de autoridades de cidades da região.

Pato Branco é pioneira nessa iniciativa, sendo a primeira cidade brasileira a instalar o impostômetro exibindo os valores arrecadados pelo município. Os números serão atualizados todos os dias, com o valor referente ao dia anterior. Os dados são baseados no Portal da Transparência, que é atualizado em tempo real diariamente.

“É importante oportunizarmos para a sociedade mais participação ativa a fim de chegar às necessidades reais da população”, salienta a Prefeita de Pato Branco em exercício, Angela Padoan. “Trata-se de ainda mais transparência sobre onde será investido os tributos que cada cidadão paga”, completa a Prefeita.

A ideia é possibilitar a integração entre os poderes executivos e legislativo, com o propósito de oferecer aos pato-branquenses mais clareza sobre os impostos cobrados. Além disso, é uma forma de simplificar a compreensão dos moradores a respeito do capital que é finito, tornando a gestão pública mais palpável.

“Em uma simbiose dos poderes temos como atender a população da melhor forma e beneficiar a todos”, finaliza a Prefeita.

Após a solenidade da inauguração, foi ministrada pelo Consultor da Confederação Nacional dos Municípios, Fabrício Falconi, uma palestra sobre as diretrizes de orçamentos municipais. Também foi instituído ontem o dia do Empreendedor Jovem de Pato Branco.

Durante o restante da semana a programação seguirá repleta de informação a respeito de temas como as emendas impositivas, contratações e licitações públicas e do processo legislativo como um todo.