NotíciasSaúde

A ausência de condições sociais e/ou econômicas de acesso aos itens básicos de higiene, faz com que muitas mulheres utilizem alternativas diversas e inadequadas para conter seu fluxo menstrual, assim comprometendo a saúde. Com isso, a Prefeitura de Pato Branco iniciou o Programa Dignidade Menstrual, com a distribuição e fornecimento gratuito de absorvente íntimo, para adolescentes e mulheres com útero ativo e que estejam em vulnerabilidade social.

O item estará disponível para as mulheres e adolescentes, que se enquadram nos critérios da Lei Municipal n° 5.943, de 07 de julho de 2022, em escolas municipais, colégios estaduais e unidades básicas de saúde. Ainda, serão contempladas mulheres cadastradas no CadÚnico, também nos critérios estabelecidos pela Lei. Serão fornecidos dois pacotes mensais.

A falta de itens básicos de higiene pessoal para mulheres, inibe a liberdade de ir e vir, afetando a autoconfiança, bem-estar social e saúde física.

“A distribuição dos absorventes impacta diretamente a qualidade de vida das mulheres com útero ativo, tanto no ambiente profissional quanto no ambiente escolar, diminuindo a evasão e dando dignidade para essas mulheres. Sanando uma necessidade sobre uma realidade que está no dia a dia da nossa sociedade”, pontua a vice-prefeita de Pato Branco, Angela Padoan.

“Um programa que mudará a vida de muitas mulheres e adolescentes do nosso município, proporcionando saúde, melhorando o bem-estar e as fortalecendo”, frisa o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.