NotíciasSaúde

O Sarampo voltou a preocupar as autoridades sanitárias devido a baixa de procura por vacinação nos últimos anos. Para estimular a atualização do quadro vacinal de todos os paranaenses, a Secretária Estadual de Saúde, juntamente com os municípios, estão organizando o Dia S.

 

Em Pato Branco essa mobilização será realizada amanhã, 13/09, em todas as Unidades de Saúde. Segundo a Coordenadora do setor de Epidemiologia, Tatiany Mackievicz Zierhut, a população deve observar se, em sua carteirinha de vacinação, se consta registro de que tomou a vacina. “Caso o pato-branquense tenha dúvida ou não encontre registro no seu esquema vacinal, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para garantir a proteção”, salienta ela.

 

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação.

Quem deve se vacinar contra o sarampo?

Primeira dose:  Crianças que completarem 12 meses (1 ano).

Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

 

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;

Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;

De 30 a 59 anos – Apenas uma dose.

 

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, considerada grave, transmissível e altamente contagiosa. “A transmissão ocorre de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Por isso, a elevada contagiosidade da doença. Também tem sido descrito o contágio por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados, como escolas, creches e clínicas”, destaca a enfermeira.

 

Quanto aos sintomas, Tatiany aponta a febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

 

Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença.

Não faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procure o serviço de saúde mais próximo, caso apresente sintomas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário