Meio AmbienteNotícias

Buscando trabalhar a conscientização da população na preservação da água, a Secretaria de Meio Ambiente realiza, nesta quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, ações específicas.

Nesta manhã, juntamente com a Secretaria de Agricultura, foi realizada a proteção de uma fonte d’água, em continuidade ao programa municipal de proteção de nascentes.

Ao todo, são 1.425 nascentes no município e 2.281 imóveis cadastrados no banco de dados do Cadastro Ambiental Rural, com nascentes. “Temos como meta fazer quatro proteções de nascentes mensalmente”, frisa o secretário de Meio Ambiente, Matheus Nichetti. “Para a ação, a Prefeitura disponibiliza parte dos materiais além da orientação técnica de como o proprietário deverá proceder. O proprietário fica com a responsabilidade de mão de obra e conservação da fonte”, reforça.

Ainda, na parte da tarde, será realizada a distribuição de mudas de árvores para quem visitar o Parque Estadual Vitório Piassa.

Para o secretário, a distribuição de mudas é mui além de ato simbólico na conscientização da população. “A distribuição de mudas não é somente um ato simbólico, cada árvore plantada reflete positivamente em melhorias ambientais, seja em conforto térmico, purificação do ar, diminuição da poluição atmosférica e retenção te água no solo, contribuindo para a manutenção da qualidade da água nas nascentes do nosso município”.

O Dia Mundial da Água visa promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.