Educação Infantil

No Dia Internacional da Educação, a Prefeitura de Pato Branco celebra os avanços no setor que propiciaram o reconhecimento do município com o título de 4ª melhor educação do Brasil entre as cidades até 100 mil habitantes, segundo o Ranking Connected Smart Cities.

A atenção dos responsáveis pelo dia a dia dos alunos está diretamente ligada ao cuidado e à valorização que a Prefeitura tem com os professores e equipes que lidam diariamente com os estudantes pato-branquenses. Como exemplo a regulamentação do plano de cargos e salários, cujo objetivo da Prefeitura é estimular o ensino de qualidade.

Embora tenha sido realizada reformulação em 2018, os educadores puderam receber a progressão salarial, somente por meio da regulamentação realizada em 2022.

“Não há legado maior que possamos deixar que este, a certeza do desenvolvimento da nossa sociedade por meio da educação”, destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

Ainda em relação ao corpo docente, em 2022 foi realizado novo concurso público, que permitiu o ingresso de 445 profissionais para atender os alunos, garantindo que todas as turmas sejam atendidas por educadores graduados e adequadamente preparados. Com a substituição de professores anteriormente contratados em regime de Processo Seletivo Simplificado pelos professores concursados, todos os profissionais atuantes nas salas de aula passam a ter garantido o direito ao percentual de 33% relativo à hora atividade.

Estudantes de pedagogia e áreas correlatas, embora também contemplados, passaram a desempenhar estritamente funções de apoio nas turmas das escolas e CMEIs, cuja condução vem sendo desempenhada de forma exclusiva por profissionais diplomados e experientes.

O sistema de ensino em Pato Branco é vinculado ao sistema estadual e tem suas normativas organizadas de acordo com as diretrizes definidas pelos conselhos nacional e estadual de educação.

Com o compromisso de oferecer educação com excelência aos alunos de toda a rede, a administração municipal segue preconizando cuidar dos servidores públicos e consequentemente, do futuro de Pato Branco. Dessa forma, por meio de uma união de esforços, foi possível concluir obras iniciadas há mais de 10 anos, como o CMEI Nestor Ostapiv e Escola Guido Guerra, bem como a renovação de diversas unidades de ensino.

Utilizando unicamente recursos próprios, a Prefeitura realizou a reforma da estrutura e reabriu o CMEI do bairro Planalto, que hoje está apto para atender 140 alunos diariamente. Já no bairro Industrial, o CMEI Criança Feliz volta a atender a partir deste ano letivo, após renovação e ampliação do espaço que apresentava vários problemas estruturais.

A rede municipal de ensino está cada dia mais qualificada, mantendo a formação continuada dos professores, investindo em espaços que ofereçam condições ideais para o aprendizado como os laboratórios de Matemática, Ciências e Robótica. O currículo escolar conta atualmente com a disciplina de Língua Inglesa, capacitando os alunos desde cedo para a competitividade do mercado de trabalho.

Entre tantas ações de relevância para a rotina dos alunos estão também a aquisição de ferramentas para tornar o aprendizado mais eficiente e ao mesmo tempo lúdico: Jogos didáticos, acervo de livros e materiais pedagógicos modernos, além de equipamentos tecnológicos como tablets, sistema multimídia e notebooks.

“O futuro de nossa cidade está sendo construído dia após dia, preparando nossas crianças para serem cidadãos produtivos, saudáveis e acima de tudo, ótimos seres humanos”, completa o prefeito.