EsporteInclusão

Nesta segunda-feira(26) é celebrado o Dia Nacional do Surdo. Oficializada desde 2008, a data foi escolhida por marcar a fundação do Instituto Educacional de Surdos, a primeira escola dedicada a pessoas com deficiência auditiva do país.

 

Em Pato Branco, Heron Rodrigues da Silva é um dos destaques no esporte entre a comunidade surda. Atualmente presidente da Associação dos Surdos do município, Heron pratica karatê há mais de 10 anos.

 

“No começo foi difícil mantermos a comunicação, pois precisávamos demonstrar as atividades por meio de gestos inespecíficos, mas com o tempo todos foram se adaptando”, explica Antoninho Cavalheiro, técnico da equipe.

 

Responsável pelos treinamentos, Cavalheiro não tinha proficiência em libras, mas buscou aprender a língua de sinais para conseguir indicar os movimentos e situações de disputa. Além disso, os demais praticantes da modalidade também aprenderam a se comunicar com Heron, proporcionando a inclusão.

 

O atleta já conquistou títulos a nível estadual, nacional e internacional a partir de sua dedicação durante os treinos e do suporte da associação. Nos últimos anos Heron representou o Brasil e conquistou lugar no pódio em diversas competições em países como Turquia, Venezuela e Bulgária.

 

“O esforço é para oportunizar equidade de oportunidades às pessoas surdas, para que tenham a chance de trazer bons resultados tanto em campeonatos exclusivos para surdos quanto nos tradicionais”, salienta o carateca.

 

A associação, conta com o apoio da Prefeitura de Pato Branco, oferecendo outros esportes voltados aos surdos como futsal, ciclismo e vôlei de areia.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário