Saúde

No último sábado, foi realizado o Dia D de vacinação contra a Influenza (Gripe) e Sarampo. A ação aconteceu em todas as UBSs de Pato Branco e na Praça Presidente Vargas, das 09h às 16h. 

Nesse dia foram vacinadas 1313 pessoas, sendo destas 592 crianças. Mais especificamente com a vacina para o Sarampo, foram 692 doses aplicadas. Contabilizando as ações de outros dias, 23,4% do público alvo já está vacinado contra esta doença. Já da vacina para Influenza, 45,3% foram vacinados, de um público alvo de 21 mil pessoas. Para atingir 100% do público alvo, a Campanha Nacional Contra a Influenza (gripe) e contra o Sarampo segue até 03 de junho, em Pato Branco.

Conforme a enfermeira Franciele Palavicini, a campanha contra o sarampo se deve a um retorno dos casos dessa enfermidade no Brasil e no mundo. “Era uma doença que estava erradicada no Brasil, mas devido a baixa vacinação nos últimos anos, as pessoas deixaram de fazer as vacinas de rotina, é uma doença que retornou. Aqui em Pato Branco ainda não há casos. E nós estamos fazendo essa campanha com crianças menores de 5 anos e profissionais de saúde”, comentou a profissional. Ainda conforme Franciele, a vacinação no geral está fraca, pois nos últimos anos as pessoas pararam de vacinar, por conta da Covid-19.

Para Gerusa Rodrigues, mãe do pequeno Josué, a importância da vacina está em evitar que seu filho fique doente. “É muito importante a vacinação para meu filho, porque eu prezo muito pela saúde dele. E acredito que a vacina vai trazer para ele muita segurança, em especial neste momento que ele vai começar a estudar. Não vai ficar doente, não vai ser preciso passar a noite em claro com ele”, declarou.

Veja outros dados da cobertura vacinal:

Cobertura Vacina Influenza – Profissionais de Saúde

Pato Branco: População – alvo: 2901

Número de doses aplicadas: 1547

Cobertura Vacinal: 53,3 %

Cobertura Vacina Influenza – Idosos

Pato Branco: População – alvo: 12.742

Número de doses aplicadas: 6448

Cobertura Vacinal: 50,6 %

Cobertura Vacina Influenza – Crianças

Pato Branco: População alvo: 5357

Nº de primeiras doses aplicadas (pela primeira vez na criança): 130

Outras doses aplicadas: 1398

Total de doses aplicadas: 1528

Cobertura Vacinal: 28,5 %

Cobertura Vacina Sarampo – Crianças

Pato Branco: População alvo: 5357

Nº de doses aplicadas: 1256

Cobertura Vacinal: 23,4%

Outras ações estão sendo estudadas como vacinas a domicílio, no final de turno das escolas, horários estendidos nas UBS, um outro Dia D, todos esses esforços para atingir a meta.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário