NotíciasObras e Urbanismo

Considerando os impasses em relação à construção do novo Teatro Municipal Naura Rigon, o não cumprimento contratual e, principalmente, o atraso na execução da obra, após diversas notificações, a Prefeitura de Pato Branco rescindiu o contrato com a empresa responsável pelos serviços. Também, aplicou multa no valor de R$ 746.895,22, pelo descumprimento do cronograma. Cabe recurso para a empresa.

“Entendemos que a construção do teatro é aguardada por toda a sociedade, não só de Pato Branco, mas da região também. Vínhamos cobrando constantemente a empresa, porém ela não conseguiu cumprir o cronograma e rescindimos o contrato. Agora, iremos atualizar o orçamento e fazer uma nova licitação”, explica o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

Com a medida, a empresa já está afastada e a equipe da Secretaria de Engenharia e Obras inicia um novo processo licitatório, com atualização de orçamentos, busca de mais recursos. “Importante destacar que o projeto permanecerá o mesmo. A administração municipal já vem trabalhando para que o novo teatro atenda as necessidades culturais, além de que seja um espaço amplo e muito seguro. Por isso pedimos cautela e logo o teatro estará sendo palco de importantes eventos”, destaca o prefeito.

Processo

A assinatura do contrato para a execução da primeira fase de construção do novo Teatro Municipal Naura Rigon foi realizada em outubro de 2022. A empresa responsável era a CCPR Engenharia e Soluções Ambientais Ltda. O prazo para a conclusão da obra estava previsto para de 300 dias.

O valor da obra estava estimado em R$ 4.979.301,49, entre recursos próprios e o valor restituído pelo seguro na ocasião do incêndio da antiga estrutura, para a construção de 2.164,95m² de estrutura, que contempla salas para dança, reunião, artesanato, música e teatro, espaço administrativo, vestiários, banheiros, camarins, áreas técnicas, depósitos e auditório com palco e capacidade para 668 cadeiras para o público.

Porém, antes da efetivação do atual contrato, a administração municipal enfrentou outros trâmites. Em 2021, a equipe da Secretaria de Engenharia e Obras observou incoerências estruturais. Com isso, houve a reformulação no projeto e uma nova licitação para a construção.