Veículos contarão com câmeras de segurança internas
O Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran) está realizando nesta quarta e quinta-feira (22 e 23), a vistoria de seis novos ônibus que irão integrar o transporte coletivo regular de passageiros da cidade. Esses veículos, que fazem parte da renovação da frota, serão operados pelo Consórcio TUPA e entrarão em operação na próxima sexta-feira (24).
A ação faz parte do cumprimento das exigências do Decreto nº 5.866/2011, que regula o transporte público coletivo de passageiros em Pato Branco. O transporte coletivo é de competência do Poder Executivo Municipal, por meio de concessão, e deve ser operado de acordo com condições específicas que garantam a qualidade do serviço prestado à população.
A fiscal do transporte coletivo do Depatran, Zuziane Rigo, disse que essa vistoria é importante para garantir a qualidade do serviço. “Foram disponibilizados seis ônibus novos. Na vistoria de hoje, estamos verificando uma série de itens tanto internos quanto externos, como pintura, pneus, tacógrafo, sistema de combate a incêndios, campainhas e os adesivos informativos para pessoas com deficiência, idosos e cadeirantes.”
De acordo com Zuziane, foram instaladas três câmeras de segurança internas nos ônibus. “Esses detalhes são essenciais para a segurança e conforto dos usuários”, explicou.
O diretor do Depatran, Romulo Faggion, ressaltou os benefícios da modernização da frota. “A substituição dos ônibus mais antigos por veículos novos traz mais segurança e conforto para a população. Esses novos ônibus possuem ar-condicionado, o que é um grande benefício para os dias mais quentes, além de proporcionar uma viagem mais agradável e segura”, afirmou Faggion.
A renovação da frota está prevista na concessão do transporte coletivo e visa melhorar a mobilidade urbana, garantindo a sustentabilidade do sistema. Com a modernização dos veículos, espera-se um aumento na eficiência do serviço e uma melhor experiência para os usuários do transporte público, sempre com foco nas necessidades do cidadão e na melhoria das condições de deslocamento.