DepatranNotícias

O Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran), recomenda e alerta a atenção dos pais ao contratar o transporte escolar para os filhos. O veículo de transporte escolar deve atender aos requisitos de segurança obrigatórios.

Os pais devem observar se o veículo está devidamente autorizado pelo órgão responsável do município para transportar alunos, o que significa dizer que todos os itens de segurança foram vistoriados e se atestou as condições de funcionamento.

Os veículos, devidamente regulares, passam por vistorias trimestrais e possuem os selos de vistoria fixado na parte interna do para-brisa.

A vistoria observa todos os itens e acessórios veiculares que precisam estar adequados aos padrões de segurança para fazer esse tipo de transporte. São verificados os pneus, sistema de freios e suspensão, presença dos cintos de segurança e registrador de velocidade, extintor de incêndio, sinalização elétrica, além de verificar se o veículo possui até 20 anos de uso.

Em relação ao condutor, dele deve ser habilitado na categoria “D”, com idade mínima de 21 anos e ainda estar aprovado em curso especializado para condução de escolares.

Contratar veículos não cadastrados e não vistoriados é colocar em risco a vida das crianças e adolescentes. Em caso de dúvida, ligue para (46)3223-2515 – Órgão Gestor do Transporte Coletivo.